Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Notícias | Política MT

risco de deslizamentos

Mauro Mendes diz que aguarda autorização do ICMBio para realizar intervenções na Estrada de Chapada

Foto: Mayke Toscano/Secom

Mauro Mendes diz que aguarda autorização do ICMBio para realizar intervenções na Estrada de Chapada
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) disse nesta sexta-feira (24) que depende apenas de uma liberação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para dar início a intervenções na MT-251, também conhecida como Estrada de Chapada. Nos últimos dias, motoristas que trafegam pelo local têm registrado deslizamentos de terra no trecho do Portão do Inferno, o que tem deixado autoridades em alerta em meio à possibilidade de desmoronamentos.


Leia também
Mauro desconversa sobre saída de Dilmar do União Brasil e diz: "não mato ou morro por nenhum partido"


“Primeiro, tem que ter um posicionamento do ICMBio. Eles têm que autorizar a gente a fazer obra lá. Ali é um Parque Nacional e, eles autorizando, estamos prontos para fazer a obra que for necessária”, disse o governador Mauro Mendes, ao ser abordado sobre o assunto em Jaciara, em evento de entrega de casas populares.

O Parque da Chapada dos Guimarães tem área de 32,6 mil hectares, sendo uma importante área de preservação do bioma cerrado. Na área estão nascentes de rios que formam o Pantanal, além de cachoeiras e sítios arqueológicos. O local é administrado pelo ICMBio. 

Como revelado pelo Olhar Direto, um relatório feito em 2022 pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) apontou que há risco de deslizamento em 10 locais entre os km 42 e 48, que fica localizado no sítio geológico do Portão do Inferno. 

Em entrevista nesta quinta-feira (23), o prefeito Froner contou que equipes fizeram a limpeza no local dos deslizamento na última quarta (22) e, assim como Mendes, revelou que tem apelado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e ao próprio ICMBio. 

“Agora nós queremos também que o ICMBio tenha essa sensibilidade de autorizar algumas intervenções com maior investimento, como no Portão de Inferno, como a própria duplicação desse trecho entre a Mutuca e o Véu de Noiva”, disse o gestor. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet