Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ministro petista

Wellington afirma que PL já tem posição contrária a aprovação da indicação de Dino ao STF

01 Dez 2023 - 10:31

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Wellington afirma que PL já tem posição contrária a aprovação da indicação de Dino ao STF
Líder do Bloco Vanguarda no Senado, o senador Wellington Fagundes afirmou que o PL já tomou posição pela não aprovação da indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar deu a entender que irá seguir o posicionamento partidário, mesmo não dando motivos plausíveis além do fato da oposição da legenda ao governo do presidente Lula (PT).


Leia também
Milionário do MDB, suplente de deputado é multado em R$ 130 mil por desmatar 90 hectares em reserva amazônica


"Vamos ouvir, mas o PL já tem posição muito forte, que é votar contra a indicação do Flávio Dino. Dino tem uma carreira, foi juiz, governador, mas tem a vertente política, apesar de não ser crime. Temos que analisar a postura dele enquanto ministro da Justiça. Vamos conversar, ouvi-lo, mas a posição do partido é muito clara", disse, durante conversa com a imprensa nesta sexta-feira (1º).

Dino foi indicado para o STF, por Lula, no dia 27 de novembro, para a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou da Corte em setembro. Depois do anúncio, Dino disse que irá dialogar com o Senado para que seu nome seja aprovado na Casa.

Lula ainda anunciou o procurador Paulo Gustavo Gonet Branco, 62 anos, para comandar a PGR (Procuradoria Geral da República). Ele ocupará o lugar deixado por Augusto Aras.

Os nomes ainda vão passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Se aprovado pelo colegiado, a indicação vai ao plenário da Casa, onde precisará do apoio de pelo menos 41 senadores. Não há data para que esse processo comece. O Congresso Nacional entra em recesso de fim de ano neste mês.

Em conversa com jornalistas depois das indicações, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que o Senado fará um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 de dezembro para analisar no próximo mês as indicações de Dino e Gonet.

Votação

Wellington declarou que como líder do bloco, já indicou os nomes dos senadores que irão participar das sabatinas na CCJ. Ressaltou que apesar do posicionamento contrário do PL, o Senado rejeitou apenas cinco ministros ao STF, e todos há 130 anos.

"Vivemos o presidencialismo, um sistema que no Brasil o presidente tem uma força até maior que um rei. O governo tem atuado forte para fazer as influências políticas, aumentou ministérios, para atender a demanda política que nem sempre é a demanda da sociedade", pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet