Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Esportes

RELEMBRE

Cuiabá se consolida na elite do futebol nacional e faz sua melhor temporada na Série A do Brasileirão

07 Dez 2023 - 10:14

Da Redação - Pedro Coutinho e Rodrigo Moura

Foto: ASCOM Cuiabá

Cuiabá se consolida na elite do futebol nacional e faz sua melhor temporada na Série A do Brasileirão
O Cuiabá Futebol Clube desempenhou o capítulo mais memorável de sua história na Série A do Brasileirão, destacando-se por um desempenho notável na tabela da competição, superando desafios e investindo em um futuro promissor. Além disso, foi campeão invicto do Estadual 2023.


Leia também
Cuiabá encerra melhor temporada de sua história com vitória maiúscula em cima do Athletico-PR​

Ao encerrar a temporada com 51 pontos, conquistando a 12ª posição, o Cuiabá assegurou sua permanência na elite do futebol brasileiro e garantiu participação na Sul-Americana, elevando as expectativas para o próximo ano. Pelo Brasileiro, foram 14 vitórias, 9 empates e 15 derrotas.

Durante toda temporada, foram 57 jogos, com 29 vitórias, 11 empates e 17 derrotas, com aproveitamento superior a 50%.

Apesar da classificação para a copa continental, essa não é prioridade do clube, que ainda visa se consolidar em definitivo como um “membro” do alto escalão do futebol nacional. Para o atual técnico, António Oliveira, o campeonato Mato-grossense é mais importante que a Sula. O presidente Cristiano Dresch também já deixou claro que a meta será pela permanência no médio prazo.

Durante a temporada, a trajetória do time foi marcada por mudanças significativas após a demissão do técnico Ivo Vieira, ocorrida após a derrota por 4 a 0 contra o Atlético-MG, em maio.

Retorno de António Oliveira

O retorno de António Oliveira, desde então, liderou uma notável reviravolta, registrando 13 vitórias, 8 empates e 12 derrotas. Ao todo, o comandante tem 61 jogos somando a primeira passagem, com 21 vitórias, 17 empates e 22 derrotas.

Feitos notáveis também fizeram parte do ano auriverde, incluindo a melhor sequência de sua história: foram 6 rodadas invictas no Brasileirão, iniciada com uma goleada de 3x0 sobre o Santos, seguida por um empate em 1x1 com o Bahia e vitórias sobre Fortaleza, São Paulo, Internacional e uma goleada de 3x0 no Flamengo.

Apesar dos feitos históricos alcançados na sequência, o preço dos tíquetes cobrado para os torcedores do Rubro-Negro, na Arena Pantanal, virou caso de Justiça. O Procon-MT teve que ser acionado e o poder judiciário estadual interviu no valor pedido para o ingresso.

Mesmo com o tropeço administrativo, comparando-se às temporadas anteriores, o Cuiabá alcançou sua melhor campanha na Série A, superando as posições anteriores em 2021 (15º lugar com 47 pontos) e 2022 (16º lugar com 41 pontos), totalizando 51 pontos e a 12ª posição no campeonato.

Quebrando Tabus

O ano de 2023 também foi marcado pela quebra de tabus: o auriverde da baixada bateu o Flamengo e São Paulo pela primeira vez na história na Arena Pantanal. Contra o time carioca, 3x0.

Contra o Tricolor, vitória por 2 a 1 com direito a casa lotada: mais de 32 mil torcedores acompanharam a vitória. Além disso, conseguiu seu primeiro triunfo sobre o Internacional fora no Beira-rio, em jogo que venceu de virada com gols de Deyverson e Raniele.

A estrela de Deyverson

Deyverson, o vice-artilheiro do campeonato, desempenhou um papel crucial no sucesso do Cuiabá durante a temporada. Brilhando no ataque, consolidou-se como o 7º maior goleador na história do clube.

Seus feitos incluíram momentos marcantes, como a vitória sobre o Flamengo e o São Paulo. No entanto, sua permanência no clube tornou-se incerta em alguns momentos, refletida em postagens enigmáticas nas redes sociais sobre seu futuro e sondagens de potências nacionais.

Deyverson comentou em uma publicação do clube sobre o atacante Isidro Pitta, dizendo: "Você é craque irmão! Vou sentir saudade de jogar com você". No entanto, após a repercussão desse comentário, o atacante apagou a mensagem e repostou de forma mais enigmática: "Você é brabo irmão! Sou seu fã".

Mesmo com essa incerteza, Deyverson deixou uma marca indelével na temporada, contribuindo significativamente para o sucesso do time. Marcou 17 gols na temporada 2023, sendo o artilheiro do time no Brasileirão, com 12 gols. No total, ele soma 60 jogos pelo Cuiabá.

Mudança no rumo do campeonato

Um dos capítulos mais memoráveis ocorreu no confronto contra o Botafogo, quando o Cuiabá venceu o líder do campeonato, mudando todo o cenário da competição. Na ocasião, Pitta fez o gol da vitória e embaralhou a tabela, tornando o campeonato ainda mais competitivo.

Cuiabá na seleção

Cria da base auriverde, o cuiabano Rikelme foi a revelação do time na temporada. Lateral de apenas 20 anos de idade, destacou-se pelo seu vigor tanto no setor ofensivo quanto no defensivo. Peça crucial para a solidez na zaga e para as construções no ataque.

Seu desempenho no Dourado resultou em sua convocação para a seleção brasileira, sendo o primeiro jogador da esquadra a defender a Canarinho.

O campeonato destacou a ascensão do cria, que chegou a recusar proposta de 1 milhão de dólares durante o período de transferências. Rikelme acumulou 33 jogos, um gol e duas assistências, sendo o primeiro jogador do clube a vestir a camisa da seleção brasileira - participou de amistosos com a categoria sub-20 do Brasil.
Pensando a longo prazo

Além das conquistas em campo, o Cuiabá investe significativamente no futuro, construindo uma estrutura sólida e projetando um hotel para concentração de atletas e um mini estádio para 10 mil pessoas, demonstrando compromisso com a evolução do clube.

Com R$ 50 milhões, o novo CT do time, que está em construção, deve ser entregue em 2024 com expectativa de ser um laboratório de grandes atletas das categorias de base.

A trajetória do Cuiabá na Série A em 2023 será lembrada como uma temporada inesquecível, consolidando o clube como uma força respeitável no cenário nacional, deixando os torcedores ansiosos para os próximos capítulos dessa emocionante jornada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet