Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Política MT

FALTA DE CHUVA

Botelho e Janaina pedem que Mauro decrete situação de emergência devido aos impactos da estiagem na produção agrícola

Foto: Reprodução/Instagram

Botelho e Janaina pedem que Mauro decrete situação de emergência devido aos impactos da estiagem na produção agrícola
O presidente e vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputados Eduardo Botelho (União) e Janaina Riva (MDB), respectivamente, encaminharam um pedido para que o governador Mauro Mendes (União) decrete situação de emergência no Estado devido a seca e estiagem que castigaram a população e economia de Mato Grosso.


Leia também
Com queda de safra, governo vai começar 2024 apertando os cintos para evitar crise financeira


A medida está sendo adotada por vários prefeitos do interior para mobilizar todos os órgãos municipais a atuarem ações de ajuda, bem como convocação de voluntários, em programas para amenizar os impactos climáticos.

Em vídeo publicado nas redes sociais, os parlamentares destacaram que o pedido encaminhado ao governador foi provocado por membros de associações, entidades ligadas ao agronegócio e de prefeitos que estão pedindo ajuda diante do cenário de dificuldade.

“Nós discutimos aqui a possibilidade de fazer pela Assembleia, mas infelizmente a Assembleia não pode fazer. Então nós estamos encaminhando esse pedido em caráter de urgência para o governo do Estado, para que ele faça esse decreto de emergência”, disse Botelho.

“A situação das pessoas que estão sofrendo com a seca, gado morrendo de sede, produtores perdendo aí, quem plantou soja, muitos estão perdendo, estão gradeando a soja. A situação é muito dramática para essas pessoas, então estamos encaminhando esse pedido para o governador, para que ele faça esse decreto, para salvar algumas pessoas que realmente vão sofrer muito com essa situação de seca que nós estamos atravessando”, complementou.

Janaina comentou que os relatos dos produtores são preocupantes, principalmente dos pequenos, que estão procurando uma solução para enfrentar os problemas.

“São vários os relatos de produtores perdendo toda sua produção, gado morrendo de sede e sabemos que isso impacta principalmente os pequenos, refletindo negativamente em toda a economia do estado. Esse também é um pedido da Aprosoja, Famato e de municípios como Primavera do Leste, Juara, Canarana e outros que já decretaram situação de emergência para ajudar os produtores nesse cenário de dificuldade”, destacou.

Impacto financeiro

O governador Mauro Mendes adiantou que o governo vai adotar o contingenciamento das despesas programas para o início do próximo ano para evitar um possível colapso devido à uma previsão de queda de receita por causa do impacto da estiagem na produção da próxima safra.

De acordo com o governador, o Executivo ligou o sinal amarelo devido às estimativas negativas de perda de receita. Ele comentou que o governo já sabe que a safra de 2024 não vai superar a deste ano, em que houve registro de mais de 100 milhões de toneladas. Diante do cenário, o Executivo deve começar o ano de 2024 apertando os cintos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet