Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PORTÃO DO INFERNO

Mendes aguarda mão de obra de fora para início de intervenções e diz: não é só "mandar pagar e mandar fazer"

28 Dez 2023 - 11:20

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mendes aguarda mão de obra de fora para início de intervenções e diz: não é só
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) disse nesta quarta-feira (27) que as obras emergenciais para contenção de deslizamentos no Portão do Inferno são praticamente impossíveis de serem feitas imediatamente. Segundo ele, o Estado não dispõe de mão de obra capacitada para fazer intervenções desse nível porque não há “proteção de encosta sendo feita”. Ele disse que, se pudesse apenas ter dinheiro e contratar uma empresa para executar a obra, assim faria.


Leia também
MPE não vai interferir na situção da Estrada da Chapada e atribui dever de ação ao Executivo

“Já viu alguma empresa em Mato Grosso fazendo proteção de encosta aqui nos últimos anos?”, questionou o governador. “Então provavelmente essa mão de obra não existe em Mato Grosso. Por quê? Porque não existe esse problema”.

“Eu gostaria de poder ter um problema: ‘manda fazer e manda pagar”. Mas infelizmente não é assim que funciona, principalmente em uma obra de engenharia que é complexa, que tem que vir um especialista fazer projeto, um laudo, estudar e propor uma solução. Depois, a contratação será emergencialmente e a execução que necessariamente vai vir de fora porque encosta, graças a Deus, não é um problema que vive acontecendo em Mato Grosso”.

Para conter o risco de deslizamento de terra na região do Portão do Inferno, a Sinfra disse que já adquiriu o material para fazer uma cortina de contenção. Segundo a pasta, os materiais já se encontram na região. 

No entanto, diz, ainda não foi instalado porque em Mato Grosso não há profissionais com essa capacitação e  viabiliza a contratação de uma equipe de fora (São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais);

Atualmente, a Estrada de Chapada está com o tráfego operando em apenas meia pista e no sistema pare e siga. A rodovia estadual chegou a ficar 24 horas bloqueada após uma chuva na madrugada da última terça (26) e foi parcialmente liberada nesta quarta-feira pela manhã. 

A Sinfra-MT reforça que a rota de desvio indicada para os veículos pesados entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães é seguir pelas BR-163 e 070 até Campo Verde e depois pela MT-140 e 251 até Chapada. Este caminho é completamente pavimentado e tem cerca de 200 quilômetros.

Nesta quarta, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística proibiu a passagem de caminhões na MT-246. Segundo a pasta, devido as chuva, a estrada não tem condições de suportar a passagem de veículos pesados, como carretas, caminhões e ônibus, ainda mais nesse período. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet