Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Cidades

DESLIZAMENTO DE TERRA

Liberação total da Estrada da Chapada depende de instalação de cortina de contenção; previsão de 4 meses

Foto: ICMBio

Liberação total da Estrada da Chapada depende de instalação de cortina de contenção; previsão de 4 meses
O governo aguarda a instalação de uma barreira de contenção nos paredões de rocha acima do viaduto do Portão do Inferno para avaliar a possibilidade de liberar os dois sentidos do trecho da MT-251, atualmente operando no modo Pare e Siga devido aos recentes deslizamentos de terra.


Leia também
MPE não vai interferir na situação da Estrada da Chapada e atribui dever de ação ao Executivo


Conforme o secretário-adjunto em exercício da Defesa Civil de Mato Grosso, Luís Cláudio, o material para a instalação da barreira já foi adquirido pelo governo. No entanto, a dificuldade está na contratação de uma empresa para realizar a montagem.

Ele explicou que, no estado, não há nenhuma empresa especializada, sendo necessário buscar estabelecimentos de outros estados para realizar a obra. O secretário adjunto também informou que a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) estabeleceu que todo o processo deve estar concluído em um prazo de 90 a 120 dias.

"A barreira de contenção, uma medida preventiva para reduzir o risco de deslizamento no trecho do Portão do Inferno, foi adotada pelo Governo de Mato Grosso. A Sinfra estipulou um prazo de até 90 dias para a instalação. Enquanto isso não ocorrer, a Sinfra continuará monitorando a situação, com o apoio constante da Polícia Rodoviária Estadual, e manterá a implementação dos sistemas Pare e Siga, meia pista ou bloqueio total", explicou em entrevista ao programa Tribuna da rádio Vila Real FM.

O secretário adjunto destacou que essa foi a solução imediata encontrada pelo governo para evitar impactos na economia de Chapada dos Guimarães, uma cidade turística. Ele mencionou que a Sinfra está planejando a construção de um túnel para resolver o problema.

No entanto, para atingir essa etapa, será necessário mais tempo, já que a construção exige um projeto que demandará um período para a realização de estudos na região, avaliando os impactos e a viabilidade.

"A avaliação será realizada diariamente, e dependendo do resultado, poderemos decidir pela manutenção da liberação em meia pista ou, novamente, uma interdição. Neste momento, não podemos afirmar que a pista estará liberada até o final do ano ou até o dia 1° de janeiro. Recomendamos à população que se informe através dos canais oficiais do Governo de Mato Grosso", ressaltou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet