Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Política MT

GESTÃO 2022

Tendência é que Câmara acompanhe entendimento do TCE e reprove contas de Emanuel, diz vereador

22 Jan 2024 - 17:51

Da redação - Rafael Machado/ Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Tendência é que Câmara acompanhe entendimento do TCE e reprove contas de Emanuel, diz vereador
O presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Câmara de Cuiabá, vereador Demilson Nogueira (PP), acredita que seus colegas de parlamento irão acompanhar o entendimento do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que reprovou as contas da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), ano de 2022.


Leia também
Kássio revela interferência para tomada de comando do PRD, mas garante Júlio como presidente

Demilson lembrou que foi relator das contas de Emanuel do ano de 2021 e, naquela época, já tinha identificado pontos em que poderiam reprovar o balancete, mas os demais parlamentares decidiram seguir o entendimento do TCE, que havia dado parecer favorável, mesmo com várias recomendações.

“[No ano passado] O plenário entendeu que o parecer do Tribunal de Contas era o suficiente para uma aprovação. Agora, o Tribunal de Contas emitiu um parecer contrário à aprovação. Então, nós vamos dar sequência a esse trabalho e nós entendemos que, hoje, o plenário da Câmara Municipal de Cuiabá irá rejeitar as contas do prefeito e há atos seguintes, outras medidas, e eu entendo que o plenário vai tomar em relação a essa reprovação”, destacou.

O parlamentar não acredita que o prefeito possa intervir na votação desse processo. Ele comentou que prefere acreditar na independência que cada colega. No entanto, a base de Emanuel tem se mostrado fiel às propostas que seguem ao Legislativo, principalmente derrubando todos os pedidos de abertura de comissões processantes para afastá-lo do cargo.

As contas de 2022 ainda não têm previsão de quando irão ao plenário para votação. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), o documento ainda está sendo analisado pelas comissões de mérito. Assim que tiver alguma resposta encaminhará para votação.

Em dezembro, por maioria, o TCE emitiu parecer pela reprovação das contas de gestão do prefeito no exercício de 2022.  O relator das contas de governo, conselheiro Antonio Joaquim, votou pela reprovação do balancete apresentado pela prefeitura após verificar aumento da dívida consolidada líquida, que está no valor de R$ 1,25 bilhão.

Joaquim comenta que apesar do Município ter cumprido os percentuais constitucionais relacionados à Educação, Saúde, repasses ao Poder Legislativo e gastos com pessoal, o documento apresentado demonstrou uma situação financeira “extremamente preocupante”.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet