Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

DEBATE NO STF

Botelho confirma presença em audiência e defende concessões a pescadores no Transporte Zero

24 Jan 2024 - 10:50

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Tchélo Figueiredo

Botelho confirma presença em audiência e defende concessões a pescadores no Transporte Zero
Presença confirmada na audiência desta quinta-feira (25) no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União), afirmou que irá defender uma solução de consenso para o cumprimento da lei do Transporte Zero, que proíbe a comercialização, armazenamento e transporte dos peixes de Mato Grosso por cinco anos.


Leia também
Botelho é chamado no Paiaguás e reunião com Mauro trata apenas da audiência sobre Transporte Zero no STF


A audiência de conciliação foi marcada pelo ministro André Mendonça, relator do processo que questiona a legislação que passou a vigorar em janeiro deste ano.

Nesta quarta-feira (24), Botelho esteve no Palácio Paiaguás e conversou com o governador Mauro Mendes (União) para confirmar a viagem de ambos a Brasília. O parlamentar pontuou que, como presidente da ALMT, não pode defender a derrubada de uma matéria aprovada pelos deputados, mas que na ocasião irá defender um consenso, para que os pescadores não sejam tão prejudicados com a proibição.

“Minha posição é que haja concessões, para que talvez haja permissão para algumas espécies ou quantidade para os pescadores. Defendo que haja um meio termo”, disse, em conversa com a imprensa.

“O Procurador e o presidente, pelo regimento, têm que defender o que a maioria aprova. Então, defendo a necessidade de um acordo. Para que haja concessões e não acabe de uma vez com a profissão”, acrescentou.

A audiência

A audiência de conciliação foi marcada na semana passada, após reunião do governador com o chefe de gabinete do ministro, Rodrigo Hauer, em Brasília.

Na reunião, Mauro explicou que a lei não possui qualquer irregularidade e segue normativos semelhantes que já vigoram em outros estados, como Goiás.

Conforme o governador, a medida é necessária para que os rios voltem a ser povoados pelos peixes, que estão acabando devido à pesca predatória.

"Nesse espaço de tempo, vamos qualificar os pescadores e recadastrá-los para receber auxílio. Em médio prazo, eles poderão ter uma atividade muito mais rentável na pesca esportiva, que é muito mais vantajosa para todos e para o meio ambiente", afirmou.

Mauro destacou que além da preservação das espécies e combate à pesca predatória, a lei também vai fomentar o turismo no Estado e garantir emprego e renda para as famílias.

"Milhares de pessoas vão pescar na Argentina, porque lá têm peixes, e aqui não. Não podemos esperar o peixe acabar para tomar medidas, porque se o peixe acabar, todo mundo sai perdendo. Repovoar os rios e fomentar a pesca esportiva, garantindo o sustento de quem vive da pesca, é a melhor alternativa", pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet