Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ELEFANTE BRANCO

Acordo sobre venda de vagões do VLT para Bahia deve acontecer até fevereiro, diz procurador-geral de Contas

25 Jan 2024 - 15:39

Da redação - Rafael Machado/ Do local - Max Aguiar

Foto: Chico Valdiner

Acordo sobre venda de vagões do VLT para Bahia deve acontecer até fevereiro, diz procurador-geral de Contas
O procurador-geral de Contas de Mato Grosso, Alisson Alencar, que faz parte de uma comissão que trata sobre a venda dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Governo da Bahia, disse que um acordo entre as partes deve acontecer no próximo mês.


Leia também
Avallone crê em flexibilização para manter Transporte Zero; Emanuezinho cita 'racismo ambiental'

Ele comentou que durante uma reunião no Tribunal de Contas da União (TCU), realizada nesta quinta-feira (25), os governos apresentaram metodologias de cálculo dos valores atuais dos trens. Segundo o procurador-geral, ambas as partes querem que a negociação tenha valores reais de mercado para que nenhum dos lados seja prejudicado.

“O TCU, sob a liderança do Nicola [Khoury] e do ministro Bruno Dantas, estão mediando toda essa negociação para que todas as partes saiam satisfeitas com o negócio a ser feito, mas há interesse tanto do Governo do Estado [em vender] quanto do Governo da Bahia em adquirir esses vagões. Provavelmente, essa comissão terá mais um mês de duração, então, até o final de fevereiro, provavelmente, esse assunto já vai estar encerrado”, disse em entrevista ao Olhar Direto.

Ele comentou que, no momento, valores não foram discutidos pelos estados, mas sim um esquema matemático, já que os vagões do VLT de Mato Grosso estão parados, sem nenhuma utilidade, há mais de 10 anos.

“Até como estratégia de negociação, não antecipar valores por enquanto para não desgastar, não pressionar um dos lados. Então, o próprio TCU sugeriu: 'Olha, não tratem de valores agora, vamos tratar de metodologia'. Esse assunto avançou bastante, poucos pontos ainda sobre a metodologia têm a ser esclarecidos. E, provavelmente, na próxima semana, esse método já vai estar definido”, relatou.

Em dezembro, o Governo da Bahia tornou pública a licitação para contratação de empresa para implantação do VLT em Salvador e região metropolitana. A medida aconteceu após um relatório apontar que os 40 veículos do modal que estão em Cuiabá estão em condições de operacionalização.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet