Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MAIS 90 DIAS

Governador prorroga situação de emergência em cidade de MT por contaminação da água

Foto: Reprodução

Governador prorroga situação de emergência em cidade de MT por contaminação da água
O governador Mauro Mendes (União) prorrogou a situação de emergência, por contaminação da água, em Barão de Melgaço (125 km de Cuiabá). A medida foi decretada em outubro e prorrogada por mais 90 dias, conforme publicação no Diário Oficial que circula nesta segunda-feira (29).


Leia também
Mesmo com a chegada de novos colegas, Michelly garante permanência no União para disputar reeleição


Com a prorrogação, o município pode continuar recebendo recursos emergenciais para controlar o problema que afeta a cidade. 

No ano passado, pma análise na qualidade da água de Barão de Melgaço detectou altos níveis de bactérias do grupo coliformes – bactérias tipicamente presentes nas fezes. A prefeita Margareth Gonçalves (PSDB) afirmou que essa situação não é algo recente e que persiste há anos na cidade.

De acordo com Margareth, a contaminação estaria ocorrendo porque a rede de esgoto e a rede de água estariam interligadas, gerando a contaminação no abastecimento.

O município está finalizando uma obra de troca de toda a extensão de rede do município. Isso seria o primeiro passo para resolver esse problema da contaminação. De acordo com a prefeita, ela solicitou ao governo um suporte de um caminhão-pipa para seja possível distribuir água tratada da ETA à população.

O estudo

De acordo com a empresa Microambiental, especializada na prestação serviços de higiene em sistemas de água, existem duas categorias de bactérias coliformes que são encontradas na água: coliformes totais e termotolerantes.

"Os coliformes totais são encontrados naturalmente no meio ambiente como no solo, na água e nos dejetos humanos ou de animais. A presença de coliformes totais, por si só, não implica que a água esteja comprometida, mas pode indicar a presença de bactérias potencialmente patogênicas", explica.

Atualmente, denominados de termotolerantes, os coliformes fecais são o grupo dos coliformes totais que estão presentes especificamente no intestino e nas fezes de animais de sangue quente e são considerados uma indicação mais precisa de contaminação fecal de animais e humanos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet