Olhar Direto

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Notícias | Política MT

'MOMENTO PREOCUPANTE'

TCE cita descumprimento de TAC e pede que prefeito explique fechamentos de leitos e falta de remédios

05 Fev 2024 - 17:29

Da redação - Rafael Machado/ Do local - Max Aguiar

Foto: Tony Ribeiro -TCE/MT

TCE cita descumprimento de TAC e pede que prefeito explique fechamentos de leitos e falta de remédios
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, comentou que a Prefeitura de Cuiabá não está cumprindo as determinações que estão previstas em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi firmado com o fim do período interventivo do estado na Saúde Pública do município.


Leia também
Wilson, Dr. João e Juca do Guaraná apresentam projeto para 'congelar' Transporte Zero por um ano


De acordo com o conselheiro, o Executivo deveria ter apresentado até o último dia 28 um relatório contendo as informações sobre as ações que serão implementadas até o final do ano.

“Nós estamos acompanhando tudo que está acontecendo no dia a dia da saúde de Cuiabá. E se eu pudesse fazer uma afirmação, diria que esses 300 dias de intervenção foram melhores do que os últimos 30 anos de gestão na saúde de Cuiabá. A intervenção trouxe um clareamento, trouxe um redirecionamento e funcionou perfeitamente”, destacou durante entrevista à imprensa nesta segunda-feira (5).

Além da falta dos dados, o presidente quer convocar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e sua equipe técnica para que explique algumas denúncias que foram encaminhadas ao Tribunal de Contas, como fechamento de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Pronto-Socorro e a falta de médicos nos postos de saúde.

“Tenho informações que, no pronto-socorro de Cuiabá, 18 leitos foram desativados, 18 leitos foram desativados, sendo 6 leitos de UTI infantil. Nós temos informações que estão faltando médicos já nos postos de atendimento. Então, são questões que nós estamos aguardando o relatório da prefeitura, mas são questões que já nos preocupam, já estão nos preocupando. Nós não estamos conseguindo acesso às senhas, não estamos conseguindo acesso às informações da prefeitura”, reclamou.

O presidente comentou que, caso a documentação não seja apresentada nesta semana, vai encaminhar uma equipe até a prefeitura para colher as informações e buscar as senhas para que tenha acesso a dados sobre a Secretaria Municipal de Saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet