Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Política MT

EQUIPAMENTO NAS FARDAS

'Se câmeras corporais salvassem vidas, estariam salvando vários policiais', afirma comandante da PM

14 Fev 2024 - 14:07

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Luis Vinicius

Foto: PMMT

'Se câmeras corporais salvassem vidas, estariam salvando vários policiais', afirma comandante da PM
Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Alexandre Mendes voltou a se posicionar contrário a utilização de câmeras corporais nas fardas dos policiais militares de Mato Grosso. Avaliou que a medida não traz segurança aos agentes, além de criar um alto custo aos cofres do estado.


Leia também
Comandante da PM de MT condena escola de samba que representou policiais como demônios: ‘inversão dos valores’


“Se câmeras corporais salvassem vidas, estariam salvando vários policiais em São Paulo. É um equipamento tecnológico, mas temos que saber para qual finalidade. Se em Mato Grosso for para fiscalizar o policial militar, serei contra. Preciso de outros meios para que os policiais estejam protegidos, mas é uma discussão ampla, sabemos de muitas coisas que estão por trás”, afirmou, em conversa com a imprensa nesta quarta-feira (14).

“Em São Paulo usam um sistema de locação, o que é um recurso muito alto. O equipamento não é caro, mas sim o armazenamento. Tem crimes em que é necessário armazenar até o crime transitar em trânsito julgado. Quem vai ser responsável por armazenar essas imagens e custear?”, acrescentou.

O comandante ainda ressaltou que alguns dos estados que começaram a utilizar o equipamento não tem capacidade de investir na proteção dos policiais, o que seria uma incoerência.

No fim de janeiro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou recomendação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública sugerindo que seja criada uma punição para policiais de todo o país que se recusem a usar câmeras corporais nas fardas. A medida é vista como essencial para reduzir a violência policial.

O documento é da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, que faz o controle externo da atividade policial. As regras para o uso das câmeras ainda serão definidas pelo governo.

No mesmo documento, a divisão da PGR que fiscaliza a atividade policial também faz outras recomendações: que a implementação das câmeras corporais seja obrigatória; que os órgãos de segurança estaduais proporcionem instrumentos técnicos para viabilizar o funcionamento dessas câmeras; e que os registros das câmeras durem mais do que 90 dias. Essas sugestões serão todas analisadas pelo MJ.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet