Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

205 mm de precipitação

Morador mostra destruição deixada por forte chuva em Cáceres: 'está tudo imprestável'; veja vídeos

16 Fev 2024 - 10:53

Da Redação - Mayara Campos / Do Local - Max Aguiar

Foto: Max Aguiar/Olhar Direto

Morador mostra destruição deixada por forte chuva em Cáceres: 'está tudo imprestável';  veja vídeos
Após o alto volume de chuvas que atingiu a cidade de Cáceres deixar cerca de sete mil pessoas desalojadas, os senadores Jayme Campos (União) e Wellington Fagundes (PL), junto com o deputado federal Coronel Assis (União), visitaram os moradores que tiveram suas casas destruídas no final de semana, ao lado da prefeita Eliene Liberato (PSB). O Olhar Direto está in loco para acompanhar os andamentos dos trabalhos na cidade, na manhã desta sexta-feira (16).


Leia mais
Jayme separa parte de emendas parlamentares para ajudar Cáceres após desastre


Um dos moradores do bairro Espírito Santo, Flávio Lucas da Silva perdeu todos os pertences pessoais, dentre eletrodomésticos, móveis e outros objetos. Ele não estava em casa no momento da chuva no último sábado (10). De acordo com a meteorologia, foram registrados 205 mm de precipitação no dia, índice pluviométrico esperado para todo o mês de fevereiro.

“Na verdade, não tinha nem como vir aqui né, tive que vir só para buscar meus cachorros e o resto não tinha como fazer nada, tive que deixar a casa. Nós estávamos na rua, aí quando chegamos no bairro, já estava tudo alagado. Perdi tudo, está tudo imprestável, minhas coisas todas estragadas”, afirma Flávio.
 

A residência do jovem é uma das 100 atingidas pela chuva e que ficaram danificadas. Devido a tragédia, a prefeitura de Cáceres decretou situação de emergência e calamidade pública.

“Eu espero que resolva [a situação], que façam alguma coisa por nós porque está difícil. Tem três anos que moro aqui nessa casa, sou de Cáceres e sempre no período de chuvas alaga, mas nunca entrou dentro de casa, agora, mas muita gente falou que antes de eu vir pra cá, já tinha enchido bastante aqui”, disse o morador.

Durante a visita, o senador Jayme Campos reafirmou que irá destinar parte de suas emendas parlamentares, de imediato, para ajudar a prefeitura a atender as situações mais críticas na cidade. Parte do recurso deverá ser utilizado para um projeto de drenagem, com a melhoria nos canais da cidade, para escoamento dos volumes de água, evitando assim novos transbordamentos.

“Com certeza vamos trazer muitas soluções para os problemas graves, sobretudo, nessa região aqui. Uma região baixa, que lamentavelmente, praticamente qualquer chuva, 50 ou 60 mm muitas das vezes, inunda as habitações aqui. E a ultima chuva que deu aqui foi de 200 mm em quatro horas, acho que uma tromba d’água e nenhuma cidade no mundo suportaria um volume desse”, disse Jayme durante a visita.
   

​O dia da chuva

Logo após as chuvas, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e outras entidades iniciaram operações de busca, salvamento e resgate das famílias afetadas. Cerca de 17 bairros foram gravemente impactados, deixando dezenas de famílias desabrigadas e danificando aproximadamente 100 unidades habitacionais.

No dia seguinte, ou seja, no domingo (11), as ações se concentraram na arrecadação e distribuição de alimentos, colchões, água potável e produtos de higiene. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Autarquia Águas do Pantanal e outras entidades trabalharam conjuntamente na restauração da infraestrutura danificada.



 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet