Olhar Direto

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Notícias | Cidades

RAIO-X DAS FORÇAS DE SEGURANÇA

MT tem mais sargentos da Polícia Militar do que soma de cabos e soldados; confira dados

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

MT tem mais sargentos da Polícia Militar do que soma de cabos e soldados;  confira dados
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou o estudo "Raio-X das forças de segurança pública no Brasil", na terça-feira (27), reunindo os principais dados sobre o número de efetivos, remunerações, presença de mulheres, e outros. Na análise, foi identificado que Mato Grosso possui números críticos em relação aos efetivos na Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.


Leia mais
Mendes destaca investimento recorde na Segurança Pública e afirma que MT está 'jogando duro' contra criminalidade


Quando consideramos a distribuição territorial, no âmbito nacional há um policial militar para cada 21 km², enquanto para bombeiros e policiais civis há, respectivamente, um profissional para cada 141 km² e um para cada 89 km². No entanto, em Mato Grosso, esse cenário é crítico, sendo um PM para cada 134 km², um bombeiro para cada 739 km² e um policial civil para cada 313 km².

No entanto, em relação à proporção de profissionais por cada grupo de mil habitantes, Mato Grosso tem os seguintes números: 1,8 para Polícia Militar; 0,3 para Corpo de Bombeiros; e 0,79 para Polícia Civil. O único quadro abaixo da média nacional é da PM, que no Brasil é de 2 policiais para cada mil habitantes.

Outro fator preocupante é que o estado tem mais sargentos do que soldados e cabos somados. Ele faz parte de uma lista de nove estados com essa realidade.

“Para que um leigo compreenda, é como se uma loja tivesse mais gerentes do que vendedores. Na iniciativa privada, tal situação provocaria, inevitavelmente, a falência das empresas, pela simples razão de que a estrutura funcional não corresponde à missão e responsabilidades institucionais”, explica o estudo.
 
Made with Flourish
 
Ao todo, Mato Grosso possui 14.034 profissionais efetivos nos quadros das Forças de Segurança, entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Perícia Técnica, Polícia Penal e Guarda Civil Municipal. Confira abaixo os números:
 

Made with Flourish

O estudo também traz uma análise sobre o crescimento do quadro efetivo nos últimos 10 anos, comparando entre 2013 e 2023. A Polícia Militar de Mato Grosso está entre as oito do Brasil que tiveram aumento de profissionais, no entanto, a porcentagem é relativamente baixa, de 2,6%. O quadro passou de 6.579 policiais para 6.752.

Já em relação à Polícia Civil e Perícia Técnica (Politec), o crescimento foi de 37,7%, saindo de 2.487 efetivos para 3.425. Mato Grosso está entre 11 estados que tiveram aumento no quadro.
 


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet