Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

FAMÍLIAS DESASSISTIDAS

Deputado aponta falhas da prefeitura em desocupação no Contorno Leste; Emanuel ignorou ligações

11 Mar 2024 - 16:14

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Deputado aponta falhas da prefeitura em desocupação no Contorno Leste; Emanuel ignorou ligações
Com hematoma no braço direito causado por uma bala de borracha recebida durante ação da Polícia Militar, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apontou falhas da Prefeitura de Cuiabá que resultaram na determinação de reintegração de posse de uma área na região do Contorno Leste, no bairro São João Del Rei.


Leia também
Reintegração em Cuiabá ocorre em favor de construtora em Recuperação Judicial por dívida de R$ 36 milhões


Durante o processo, por determinação da juíza Adriana Sant’Anna Coningham, da Vara Especial de Direito Agrário de Cuiabá, prefeitura realizou estudo social que apontou a existência de apenas 24 famílias no loteamento, sendo que apenas uma teria necessidade de auxílio moradia. Na manhã desta segunda-feira (11), durante a ação de retirada dos moradores, foi visto um número bem maior de pessoas que afirmavam não ter destino certo.

“A prefeitura, por meio do Cras, tem obrigação de fazer o levantamento social das famílias. Eles simplesmente informaram que só tinha 24 famílias. E são centenas de famílias. Hoje tinha cerca de 300 pessoas”, afirmou, em conversa com a imprensa nesta segunda.

“Quem deu a ordem para evacuar foi o tenente-coronel Edilson, que é o comandante da operação. O tiro de borracha atingiu meu braço direito, não é a primeira vez que apanho da polícia na luta por moradia. Não vou fazer disso um ato de vitimismo, estou buscando as autoridades. Ligamos dezenas de vezes ao prefeito e ele não atendeu. O secretário Marcrean Santos sabia dessa operação e viajou”, acrescentou.

Em decisão do dia 25 de janeiro, a magistrada apontou que em novembro suspendeu a ordem de reintegração prevista para o ano passado, por conta de manifestação do município, no sentido de que não teria local nem recurso financeiro para remanejar as 24 famílias identificadas no imóvel de propriedade da empresa Ávida Construtora e Incorporadora S/A.

Posteriormente, o município pontuou que a maioria das famílias possuem outro endereço e a devida rede de apoio. Apenas uma não teria local para se realocar após a reintegração de posse.

Com isso, a juíza autorizou a ação policial e determinou que a prefeitura providenciasse atendimento dessa família para sua inserção em programas sociais.

Solução

Wilson e o também deputado Valdir Barranco (PT) estiveram no local durante a ação policial. Depois, se reuniram com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o chefe da Casa Civil, Fabio Garcia.

Por orientação de Pivetta, a MT-PAR irá iniciar uma negociação para aquisição da área em disputa. Além disso, as famílias poderão ser contempladas com o programa Ser Família Habitação. O proprietário da área, que está em recuperação judicial, já demonstrou interesse em vender o imóvel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet