O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, realizou a primeira captação de órgãos da unidade na manhã desta segunda-feira (11), com o suporte da equipe da Central Estadual de Transplantes (CET). O procedimento foi autorizado após a constatação de morte encefálica de um doador. A captação foi realizada pela equipe médica do Hospital das Clínicas de São Paulo.


Leia também
Deputado aponta falhas da prefeitura em desocupação no Contorno Leste; Emanuel ignorou ligações


A operação foi acompanhada pela família do doador, que autorizou a captação do fígado, dos rins e das córneas. Os órgãos já possuem receptores compatíveis no Estado de São Paulo, localizados através da Central Nacional de Transplantes (CNT). Através da doação de tecido ocular humano, a equipe do Banco de Olhos de Mato Grosso também irá disponibilizar duas córneas para receptores do Estado que estejam na fila de espera para receber o transplante.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, explicou a importância da primeira captação de órgãos no hospital. “É o começo de um processo de esperança para as pessoas que têm uma doença grave, com a possibilidade de viver através de tratamentos consolidados. É um momento de reconhecer o gesto e agradecer a chance de ajudar outras pessoas que estão na fila esperando por um transplante”, afirmou.

A gestora destacou que a conscientização sobre a doação de órgãos é extremamente importante, pois gera um grande impacto na vida de outras pessoas. Para ela, o diálogo é a melhor forma de saber sobre as vontades e desejos do paciente em relação ao tema e, por fim, entender o processo de captação e esperança de vida.

A esposa do doador de 44 anos pontuou a gratidão em cumprir o último desejo do seu esposo. Para ela, é gratificante saber que o gesto irá mudar a vida de outras pessoas. “Eu acredito muito no amor e acredito também que existem muitas pessoas boas na fila de espera. Se nós podemos ajudar outras pessoas, por que não doar?”, disse emocionada.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a ação realizada pela Central Estadual de Transplantes e pelo Hospital Estadual Santa Casa, e destacou os investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso em prol da saúde.

“A doação de órgãos é um aceno à vida, a construção de um novo ciclo para os pacientes que estão na fila de espera. Sem uma estrutura apropriada e profissionais qualificados, nada disso seria possível. Investir na saúde é uma prioridade dessa gestão e garantir o suporte necessário nas ações da saúde é investir na vida”, declarou.

Transplantes em Mato Grosso

Na última sexta-feira (8), outra captação de órgãos bem-sucedida foi realizada em Cuiabá, após a constatação de morte encefálica de uma paciente de três anos internada, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A equipe da Central Nacional de Transplante encontrou um paciente compatível com o coração doado e realizou a retirada do órgão, que foi levado para o Estado de São Paulo e transplantado em outro paciente com êxito.

Entre janeiro e novembro de 2023, a Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso realizou sete captações de órgãos no Estado, que beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.

O Estado realiza o transplante de córneas e os pacientes que precisam de transplante de outros órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio para serem transplantados em outros Estados. Os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela SES.

(Com informações da assessoria)