Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Boletim informativo

Mato Grosso apresenta cobertura vacinal para covid-19 abaixo de 20% em crianças

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Mato Grosso apresenta cobertura vacinal para covid-19 abaixo de 20% em crianças
A cobertura vacinal em crianças e adolescentes continua baixa no Brasil, após quatro anos desde o início da pandemia de Covid-19, conforme estudo realizado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fiocruz e Unifase. De acordo com o boletim, a cobertura vacinal para a faixa etária de até 14 anos está em 11,4%, considerando o esquema completo com as quatro doses da vacina.


Leia mais
Casos de covid-19 em MT ultrapassam 17 mil notificações, mas apresentam queda após Carnaval


Ao analisarmos os dados de Mato Grosso, nota-se que o estado também possui uma baixa cobertura vacinal. De acordo com o painel do Ministério da Saúde (MS), nenhuma criança de até 11 anos, completou o esquema com quatro doses.

Em relação ao esquema com duas doses, há a cobertura de 19,84%, enquanto com três doses, é de 2,52%. O MS considera a população de 650.878 crianças.

A faixa etária com menor cobertura vacinal é de seis meses a 2 anos. Apenas 2,8% de crianças tomaram duas doses, enquanto 0,9% tomaram três imunizantes.

Os três municípios com as maiores coberturas vacinais de duas doses no estado, em crianças, são: Acorizal (62,5%); Nova Nazaré (62,4%) e Nova Brasilândia (60,85%).

Queda em mortes

Considerando as mortes por Covid-19, o Observa Infância analisou os dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica de Gripe (Sivep-Gripe/Fiocruz) das oito primeiras semanas epidemiológicas de cada ano, entre 2021 e 2024.

No período em questão no ano de 2021, que corresponde aproximadamente ao final de fevereiro, foram registradas 118 mortes pela doença entre crianças e adolescentes até 14 anos.

O mesmo período do ano de 2022 registrou um total de 326 mortes por Covid-19 nesta faixa etária, o que representou quase a metade (47,1%) das mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

Em 2023, com o imunizante contra a Covid-19 disponível para crianças a partir dos seis meses no Brasil, houve uma importante queda nos números: foram registrados 50 óbitos pela doença nas primeiras oito semanas do ano entre crianças e adolescentes até 14 anos. De acordo com o boletim, a proporção dessas mortes em relação ao total de óbitos por SRAG nesse ano e período foi de 24,5%.

No mesmo período de 2024, foram observadas 48 mortes por Covid-19 entre crianças e adolescentes com menos de 14 anos, representando 32,4% das mortes por SRAG.

“A análise mostra que temos uma vacina segura, eficiente e disponível em todos os municípios. Precisamos usar o recurso que nós temos para garantir a saúde das crianças, especialmente em um cenário desfavorável com a circulação de outras doenças perigosas, como a dengue”, alerta o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet