Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PANTANAL

Nível de rios na bacia do Paraguai continua abaixo da média esperada; alerta para seca severa

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Nível de rios na bacia do Paraguai continua abaixo da média esperada; alerta para seca severa
Rios que fazem parte da Bacia do Rio Paraguai, no Pantanal, estão com níveis de água inferiores ao esperado para a época do ano, conforme aponta o 13º Boletim de Monitoramento Hidrológico, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil, e divulgado no último dia 14 de março. Mesmo após as chuvas, as cotas estão abaixo da mediana.


Leia mais
Rios da Bacia do Paraguai estão abaixo do nível projetado para o mês de fevereiro

O cenário acende um alerta, pois segue a tendência de uma seca severa neste ano, na região do Pantanal, principalmente, em Mato Grosso.

Na última semana, a bacia do Rio Paraguai registrou um volume de chuvas acumulado de apenas cerca de 15 milímetros. Os rios que fazem parte da bacia, são: Paraguai, Cuiabá, Miranda e Aquidauana.

Em Mato Grosso, no município de Barra do Bugres, o nível do rio alcançou a marca de 102 cm, no dia 14 de março. Enquanto a média histórica para a data é de 3,69 m. 

Na capital mato-grossense, Cuiabá, o rio desceu 31 cm em um período de sete dias e estava na marca de 138 cm. A média histórica é de 359 cm.

Outros municípios com rios muito abaixo da média, são: Santo Antônio do Leverger, com 296 cm, enquanto a mediana histórica é de 619; e Barão de Melgaço, com 266 cm, abaixo da mediana de 594 cm.

O Alto Rio Paraguai, que cerca o Pantanal, apresenta os níveis mais baixos registrados no histórico para este período do ano, segundo o estudo. De acordo com o boletim, a principal causa para a redução nos níveis é o registro de chuvas abaixo da média.
 
Projeções do modelo GEFS indicam que, nas próximas duas semanas, são esperados acumulados de chuva em torno de 50 milímetros, com o período mais intenso devendo ser observado na segunda semana a partir de 14 de março, ou seja, na última semana de março.

“Esse prognóstico de chuvas, caso se concretize, indica que deve haver manutenção de níveis em torno dos valores atuais nos afluentes do rio Paraguai e continuidade na elevação gradual em Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho”, diz o estudo, sem previsão para Mato Grosso.

As regiões de Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho estão localizadas no Mato Grosso do Sul.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet