Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

aguardando sinal

Mauro diz que vai 'deixar o pau torar' caso Ibama rejeite proposta de obra no Portão do Inferno

09 Abr 2024 - 14:19

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Daniel B Meneses/Secom-MT

Mauro diz que vai 'deixar o pau torar' caso Ibama rejeite proposta de obra no Portão do Inferno
O governador Mauro Mendes (União) disse que vai “apertar” a bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional para que ajude na busca de uma resposta em relação ao pedido feito ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para que emita um licenciamento, autorizando que o governo possa realizar uma obra emergencial na região do Portão do Inferno, na MT-251.


Leia também
Mauro promete engajamento na campanha de Botelho e nega pressão para apoio de Virginia


Mauro comentou que faz uma semana que apresentou ao presidente do Ibama o projeto e que até o momento não houve nenhum retorno. Ele ressaltou que, caso não haja uma sinalização ou que a resposta seja negativa, pretende retirar todas as medidas de contenção que o estado tem realizado no local, jogando a responsabilidade ao Governo Federal.

“Essa semana eu vou cobrar novamente deles, é um pedido emergencial e o mínimo que nós podemos esperar é uma resposta rápida, se sim ou se não. E se falar que é não, vou também tirar aquela mobilização nossa lá e deixar o pau torar, porque não é possível que diante de um impacto tão grave, tão bem comprovado, que as autoridades federais não se sensibilizam”, disse em entrevista à imprensa nesta terça-feira (9).

Apesar de ter subido o tom, Mauro destacou que espera que o presidente do Ibama apresente uma resposta o mais rápido possível. Ele ainda comentou que nessa semana vai encaminhar técnicos do governo para reunião com a diretoria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Tenho viajado demais a Brasília, isso cansa, e eu tenho que trabalhar aqui em Mato Grosso, que é aqui que a gente resolve nossos problemas. Tem uma reunião programada com o ICMBio, eu não sei o dia, mas eu não vou, vou pedir que os técnicos vão lá para explicar o projeto a eles e o porquê daquela solução”, ressaltou.

Na última semana, o governador apresentou ao presidente do Ibama a mesma exposição de quando anunciou uma solução para o problema de deslizamento de terra que estava ocorrendo no local desde o ano passado. O governo já contratou a Lotufo Engenharia e Construções LTDA, no valor de R$ 29,5 milhões, para que faça o retaludamento do paredão que fica no Portão do Inferno.

A empresa terá o prazo de 120 dias, após autorização dos órgãos federais, para concluir o projeto que, na prática, significa um novo trajeto da pista, retirando o tráfego dos veículos do atual viaduto - que apresenta graves problemas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet