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ROTA ALTERNATIVA

Julio apoia intervenções no Portão do Inferno, mas diz que deputados não vão abrir mão da MT-030

10 Abr 2024 - 17:10

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Julio apoia intervenções no Portão do Inferno, mas diz que deputados não vão abrir mão da MT-030
O deputado estadual Júlio Campos (UNIÃO) declarou nesta quarta-feira (10) que apoia integralmente a realização de obras para evitar desmoronamentos, deslizamentos e liberar o trânsito no trecho do Portão do Inferno, na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Há cerca de duas semanas, o governo Mauro Mendes (UNIÃO) apresentou como proposta o retaludamento - corte - do morro.


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Júlio afirmou que é favorável ao projeto do Executivo. Entretanto, ponderou que os parlamentares da Assembleia Legislativa não abrirão mão ou desistirão da ideia de pavimentação da MT-030, rota alternativa entre a capital e Chapada que, segundo cálculos, deve diminuir em 30 minutos o trajeto entre as cidades.  

“A Assembleia Legislativa já tem uma posição firmada. Nós queremos e apoiamos toda a decisão do governador no sentido da execução desta obra na MT-251. Mas não vamos abrir mão de iniciar o projeto da MT-030, porque é uma opção nova para Chapada, é um futuro da Chapada em desenvolvimento”, disse. 

De acordo com o parlamentar, não há desculpas para a não realização dessa obra. “A engenharia brasileira, há mais de 40 anos, quando Maluf foi governador de São Paulo, em 79, 80, já fez grandes obras na região do litoral de São Paulo e do Paraná. Então não é um problema da subida da serra que vai atrapalhar”, pontuou. 

O deputado afirmou que a contratação de boas empresas, bons técnicos e escritórios competentes pode fazer com que o projeto decole de vez. 

Sobre a posição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), se  libera ou não o local para intervenções, Júlio disse que não acredita que o órgão vá fazer "corpo mole".   

Obra na MT-251

O retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.

A opção pelo retaludamento foi escolhida levando em conta uma série de fatores: garante mais segurança quanto ao risco de quedas de blocos e também em relação ao possível colapso do viaduto; tem custo financeiro menor; prazo de execução mais rápido; menos complexidade; e menos impacto socioeconômico ao município de Chapada dos Guimarães.
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