Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

VISIBILIDADE

Professoras realizam projeto sobre o transtorno do espectro autista em escola estadual do interior

Foto: Reprodução

Professoras realizam projeto sobre o transtorno do espectro autista em escola estadual do interior
Professoras do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara, localizada em Santo Antônio do Leverger (34 km de Cuiabá), realizaram a primeira ExpoTea, para abordar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. Com exposição de artes produzidas pelos alunos autistas e outros alunos da sala de recursos da escola, as educadoras promoveram um debate sobre inclusão e cultivo do respeito e empatia entre todos, em celebração à diversidade humana.


Leia mais
UFMT lança edital com 1.239 vagas para transferência facultativa entre instituições


Uma das idealizadoras, Cíntia Cristian da Silva, conta que a iniciativa surgiu devido a falta de conhecimento dos próprios alunos da escola em relação ao TEA. “Nós trabalhamos em sala vídeos de pessoas autistas, mostrando que todos somos capazes e que nós não devemos incapacitá-los devido a um laudo. E para os próprios autistas que se sentem excluídos, eles se afastam até a vontade de participar de atividades em sala e outras atividades extras”.

“O objetivo principal era fazer com que os alunos do espectro se sentissem capazes de produzir qualquer coisa. Nós temos alunos autistas muito inteligentes que produzem redações, gostam de cálculos e que não têm nenhuma dificuldade. A única dificuldade que eles possuem é de interação. Todos participaram com ânimo e felicidade, observamos no olhar de cada um durante as dinâmicas e produção das artes”, complementa Cíntia.

Segundo a educadora, as aulas são adaptadas para esses alunos, oferecendo um suporte maior, pois necessitam de mais atenção. Na unidade escolar há uma sala de recursos que atende os alunos com deficiências.

“Tem que ter a inclusão desses alunos na sala de aula e no âmbito escolar, para que eles se sintam valorizados, que eles se sintam acolhidos e que nós sempre mostramos que eles são capazes. E também trabalhar o respeito, que nós devemos respeitar o diferente e mostrar que ser diferente é normal, porque ninguém é igual a ninguém. Então a pretensão é que a gente continue o projeto voltado a isso, porque na nossa cidade não temos nenhum movimento ligado ao autismo”, explica a professora.

Durante o projeto, foi enfatizado o cultivo do respeito e da empatia entre os estudantes e professores, reconhecendo e celebrando a diversidade humana. Além de Cíntia, as professoras Laura Marcym e Jocélia Antunes também foram idealizadoras do 1º ExpoTEA da E.E. Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara.

“A escola está de portas abertas a todos os alunos para mostrar à comunidade que inclusão social é uma questão fundamental na construção de uma sociedade igualitária. Ela garante que todos, independentemente de suas características, sejam respeitados. A inclusão ajuda a enriquecer o espaço onde estamos, criando um ambiente educacional, permitindo que estudantes de diferentes origens, habilidades e características compartilhem experiências”, finalizou.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet