Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

contra criminosos

'Por que não podemos fazer nossas regras se pagamos a conta?', questiona Mauro ao defender que estado legisle

12 Abr 2024 - 11:01

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

'Por que não podemos fazer nossas regras se pagamos a conta?', questiona Mauro ao defender que estado legisle
O governador Mauro Mendes (União) voltou a defender a proposta que permite que o estado possa legislar em matéria criminal. Ao fazer a nova defesa, o governador ressaltou que os investimentos do Governo Federal em Segurança Pública são muito pequenos, cabendo aos estados fazer a aplicação dos recursos necessários para manutenção dos serviços. Por isso, acredita que seria justo que a competência de legislar sobre as penas fique com os estados.


Leia também
Projeto que acaba com concurso para cadastro de reserva divide opiniões na AL: 'gera muitas expectativas'


“Os presídios que têm em Mato Grosso são todos pagos com dinheiro estadual, do contribuinte estadual. Então, por que não podemos fazer as nossas regras se nós pagamos a conta? Nosso dinheiro, nossas regras”, ressaltou.

Ele comentou que o Congresso Nacional tem dificuldades em fazer grandes mudanças na legislação penal do país e, com isso, os estados ficam “reféns” de medidas pouco punitivas, o que resulta no crescimento das organizações criminais.

“Existem algumas áreas da administração pública e da normatização previstas na Constituição que a União tem poder para fazê-lo de forma concorrente com o estado. A legislação ambiental é um exemplo disso. Então, o que nós queremos é respeitar a Constituição, poder legislar em termos de matéria criminal. Cada estado vai experimentar um modelo que cada um julgar que é o melhor e daí alguns anos vamos saber no Brasil o que que vai funcionar melhor”, destacou.

Mauro voltou a dizer que a medida não seria nada inédito no mundo, já que nos Estados Unidos cada região tem uma legislação criminal diferente, respeitando cada aspecto de cada estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet