Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

COMBATE à VIOLÊNCIA

Botelho critica postura do Congresso e considera difícil estado legislar contra criminosos: 'não querem descentralizar'

16 Abr 2024 - 07:11

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Vanderson Ferraz/ALMT

Botelho critica postura do Congresso e considera difícil estado legislar contra criminosos: 'não querem descentralizar'
O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), defendeu a ideia de delegar aos estados a competência de legislar em matérias criminais. No entanto, considera difícil a proposta ser colocada em prática, pois o Congresso Nacional não quer perder a sua “autonomia”.


Leia também
Ministra de Lula evita comentar voto da bancada de MT, mas ressalta que prisão de Brazão é um 'progresso'


“O Congresso fica segurando, eles não querem descentralizar, não querem nada, querem centralizar o poder em Brasília. Tem que acabar com isso, o poder não tem que ficar em Brasília, tem que ser só as principais, mas a do dia a dia tem que ir para os estados”, destacou.

A ideia tem sido defendida também pelo governador Mauro Mendes (União), que chegou a ir até Brasília para tentar convencer o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a dar agilidade na proposta apresentada pela senadora Margareth Buzetti (PSD).

Enquanto isso não acontece, Botelho defendeu um mapeamento da situação no estado, principalmente no que tange a violência contra mulher. Ele disse que o legislativo mato-grossense já aprovou diversas leis para tentar combater a violência, no entanto, nenhuma delas tem sido eficiente para controlar os índices.

“Todos os dias têm um crime desse [feminicídio] e nós estamos aqui lutando, corremos atrás e os crime estão continuando, então nós temos que ver onde que nós estamos errando, se temos que agir mais na juventude, prepará-los para que eles sejam mais associados com as mulheres, e acabe de vez com isso e, talvez, aumentar mais as punições para esses crimes contra as mulheres. Infelizmente, não estamos conseguindo acabar de vez com isso”, lamentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet