Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SEM MUDANÇAS

Após polêmica, projeto que filma treinamento de policiais e bombeiros retorna para votação nesta quarta

Foto: Angelo Varela/ALMT

Após polêmica, projeto que filma treinamento de policiais e bombeiros retorna para votação nesta quarta
Após críticas dos membros da Comissão de Segurança, o projeto de lei que torna obrigatório a gravação dos treinamentos dos alunos do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil volta ao plenário nesta quarta-feira (17) para votação em segundo turno.


Leia também 
Mauro diz que estado tem adotado medidas para evitar que prisões virem 'colônia de férias' para criminosos


Na semana passada, um pedido de vista adiou a conclusão da votação em plenário depois que alguns deputados mostrarem resistência à ideia, como o deputado Gilberto Cattani (PL) que comentou que, apesar da boa intenção, a proposta pode apresentar riscos aos trabalhos desenvolvidos pelas equipes de forças de segurança do estado.

Ele disse que as táticas de treinamentos da polícia seriam expostas, o que apresentaria risco à atividade policial.

O pedido foi concedido pelo presidente do parlamento, deputado Eduardo Botelho (União), que deu cinco dias para que o parlamentar possa sugerir alterações. Botelho propôs a apresentação de uma emenda ao texto em que garanta que os vídeos sejam armazenados com segurança, sem o risco de vazamento ao público.

No entanto, o projeto deve retornar ao plenário sem nenhuma mudança.

A proposta foi apresentada pelo deputado Wilson Santos (PSD) após a morte do aluno do Corpo de Bombeiros, Lucas Veloso Perez, de 27 anos, durante um treinamento aquático na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

O governador Mauro Mendes (União) chegou a publicar um decreto determinando o registro dos treinamentos para evitar outros óbitos, no entanto, os parlamentares temem que outro gestor possa derrubar a decisão futuramente e, por isso, querem transformar a medida em lei.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet