Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

MENOR ÍNDICE EM 10 ANOS

MT reduz 49% do desmatamento de floresta nativa no período de um ano

Foto: Arquivo Sedec

MT reduz 49% do desmatamento de floresta nativa no período de um ano
Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta nativa no ano de 2023, em comparação a 2022, segundo dados da Global Forest Watch, plataforma de monitoramento de florestas desenvolvida pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. A redução no estado é o menor índice dos últimos 10 anos e superou a registrada no Brasil, que foi de 36% nesse mesmo período. Ao comparar os dados dos últimos quatro anos, a queda é ainda maior, de 62%, entre 2020 e 2023.


Leia mais
Desmatamento na Amazônia Legal teve redução de 63%; MT lidera área com derrubada de floresta

A diminuição é resultado do trabalho preventivo e repressivo desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, que, em 2023, lançou a Operação Amazônia, em uma força-tarefa entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), e parceiros, para o combate a crimes ambientais.

A Sema também intensificou a fiscalização e monitoramento, com o uso de tecnologia como drones e acompanhamento via satélite, e ampliou em mais de 60% o número de operações deflagradas contra o desmatamento ilegal em 2023 em relação a 2022.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, ressaltou que, desde 2019, o Governo de Mato Grosso já investiu mais de R$ 240 milhões em ações de prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais.

“O Governo destinou R$ 77,4 milhões somente em 2023 para a conservação do meio ambiente e aquisição de novas tecnologias, veículos, insumos e equipamentos de fiscalização”, declarou Lazaretti.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet