Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

OBRA NO PORTÃO DO INFERNO

Marina Silva pede que Ibama apresente resposta ao governo até o dia 26, diz Barranco

Foto: Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Marina Silva pede que Ibama apresente resposta ao governo até o dia 26, diz Barranco
O presidente do PT em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco, afirmou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu que a equipe técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresente até o dia 26 um parecer sobre o pedido de licenciamento apresentado pelo estado para iniciar uma obra emergencial na região do Portão do Inferno, na MT-251.


Leia também
Eduardo Bolsonaro diz que Lula quer 'detonar o agro' e que presidente não tem coragem de visitar MT


“Estou permanentemente tratando disso e fui informado de que a ministra Marina Silva pediu ao grupo técnico do Ibama que, encarecidamente, que até o próximo dia 26 busquem concluir a análise e apresentar o parecer. Espero que a equipe técnica consiga atender esse pedido, não é uma determinação, é um pedido da ministra Marina Silva”, disse o parlamentar na sessão ordinária desta quarta-feira (17).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), comentou que vai acompanhar o processo, já que não sentiu confiança na palavra do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, na última reunião que aconteceu no início do mês.

“Informação importante que o deputado Valdir Barranco trouxe para nós, que até o dia 26 teremos uma posição e se Deus quiser serão positivas”, destacou.

No último dia 3, o governador Mauro Mendes (União), e uma comitiva de políticos, apresentou a mesma apresentação do mês passado, quando anunciou uma solução para o problema de deslizamento de terra que estava ocorrendo no local desde o ano passado.

O governo já contratou a Lotufo Engenharia e Construções LTDA, no valor de R$ 29,5 milhões, para que faça o retaludamento do paredão que fica no Portão do Inferno. A empresa terá o prazo de 120 dias, após autorização dos órgãos federais, para concluir o projeto que, na prática, significa um novo trajeto da pista, retirando o tráfego dos veículos do atual viaduto - que apresenta graves problemas.

Agostinho prometeu ao governador que iria analisar de forma célere o pedido do governo do estado. Ele ressaltou que seria impossível o Ibama liberar o início do projeto sem ter um aval do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atualmente tem o controle administrativo do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães no qual o Portão do Inferno faz parte.

O governador comentou que caso não haja uma sinalização ou que a resposta seja negativa, pretende retirar todas as medidas de contenção que o estado tem realizado e “deixar o pau torar”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet