Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PRODUZIDOS POR REEDUCANDOS

Botelho ressalta qualidade e economia de uniformes confeccionados em presídios: "todos saem ganhando"

Foto: Vanderson Ferraz/ALMT

Botelho ressalta qualidade e economia de uniformes confeccionados em presídios:
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (UNIÃO), afirmou que as pequenas indústrias têxteis montadas em seis unidades prisionais do Estado para garantir a produção de 50 mil uniformes já deram certo. A declaração foi dada nesta quarta-feira durante a cerimônia de entrega de 30 mil peças confeccionadas pelas reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá.


Leia também
Deputados estaduais protestam contra endurecimento do combate ao desmatamento; atribuição é do Congresso Nacional


O projeto piloto do governo do Estado, que envolve 100 pessoas privadas de liberdade, segundo o deputado, representa economia, profissionalização da mão de obra carcerária e qualidade do produto final. 

“É um projeto que todos saem ganhando: Estado ganha porque ao invés de pagar uma peça por R$ 29,50 vai pagar R$ 14,50, o reeducando ganha com a redução de pena e salário. Familiares e sociedade também são beneficiados com todo esse trabalho de ressocialização”, disse Botelho, incentivando a expansão da produção.

A reeducanda Franciele Ferreira, 36 anos, detida há 8 meses na Penitenciária Ana Maria do Couto May também quer a ampliação do projeto. Ela diz que encontrou na prisão uma profissão. “É um mercado muito bom, e fazendo esse trabalho estou podendo ajudar minha família e meus filhos”, comemora mostrando a qualidade da camiseta que ajudou confeccionar.

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Roveri, mencionou a alegria das participantes pela oportunidade de trabalho. “É uma felicidade ver que elas [reeducandas] gostam de trabalhar. Vamos dobrar a produção e juntos construir uma ressocialização muito melhor”, avaliou Roveri.

A Seduc prevê a finalização das entregas dos uniformes em junho deste ano. Ao todo, são 6,4 mil camisetas para os estudantes privados de liberdade; 7.880 camisetas aos estudantes das Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II e mais 35.720 camisetas para alunos das Escolas Estaduais Militares Tiradentes.

Confecção em grande escala – Atualmente, as pequenas fábricas estão funcionando em seis presídios: Cuiabá [Ana Maria do Couto May], Rondonópolis [2 unidades], Sinop, Nortelândia e Barra do Garças. Ao final do projeto, os 100 reeducandos, capacitados em serigrafia e corte e costura industrial, vão receber certificação pela participação nas atividades.

Remição de pena – Presos têm direito à remição de pena, ou seja, para cada três dias de trabalho, um a menos no tempo de sentença e parte deles recebe um salário mínimo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet