Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

FORA DO 'RAIO 8'

Mauro diz que mudança de ala de “Sandro Louco” é responsabilidade do Judiciário: ‘estado faz o que lhe cabe’

26 Abr 2024 - 12:19

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro diz que mudança de ala de “Sandro Louco” é responsabilidade do Judiciário: ‘estado faz o que lhe cabe’
O governador Mauro Mendes (União) evitou polemizar ao comentar o fato de o líder do Comando Vermelho em Mato Grosso, Sandro Silva Rabelo, ter sido retirado do “Raio 8” da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. De acordo com o chefe do Executivo Estadual, a questão é de competência do Poder Judiciário, a quem cabe analisar a situação criminal de cada preso, de acordo com a legislação brasileira.


Leia também
Após votar pela soltura de Brazão, Abílio lembra que Assembleia livrou deputados da cadeia; veja

Ao ser questionado sobre a decisão do juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Mauro garantiu que o governo do estado tem feito a sua parte, que é a de equipar as forças policiais para tentar barrar o crescimento da criminalidade.

“Como chefe do Executivo tenho a absoluta convicção que estamos fazendo tudo o que podemos fazer. Mato Grosso, como nunca na história, fez um grande investimento em tecnologia, construímos presídios novos, armamentos de melhor qualidade, viaturas, contratamos mais policiais”, afirmou, em conversa com a imprensa nesta quinta-feira (25).

“Tudo que era possível fazer nós fizemos. Mas, depois que nós prendemos, daí é com o Judiciário (...) o estado vai continuar fazendo sua parte e espera que todos os outros poderes façam a sua”, acrescentou.

Mauro aproveitou a pergunta para reforçar suas críticas ao Congresso e as leis brasileiras, que em sua visão são brandas demais para conseguir evitar o crescimento do crime, especialmente o organizado. Em outras ocasiões, o governador chegou a citar o fato de o CV crescer no estado, mesmo com “Sandro Louco” preso.

“É o Judiciário que tem a prerrogativa de determinar o que se faz com esse cidadão. Se o Judiciário aplica a pena de acordo com a lei, não cabe a mim julgar”, acrescentou.

Semanas atrás, Mauro foi duro ao condenar decisão do juiz federal Guilherme Michellazzo Bueno, que soltou dois suspeitos presos com 420 kg de drogas, durante o plantão judiciário na 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Cáceres (220 km de Cuiabá). O magistrado é alvo de investigação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).



Raio 8

"Sandro Louco" é réu por organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujos beneficiários dos delitos eram pessoas próximas e familiares, como sua mãe e esposa. Decisão foi proferida no último dia 16 e remeteu a liderança da facção criminosa a uma cela comum.

Sandro Louco já estava no cárcere, mas no dia 17 de março de 2023 teve novo mandado de prisão cumprido e, no dia 23, foi transferido ao Raio 8, destinado aos detentos de alta periculosidade, com participação em facções criminosas e que atuam como liderança negativa, violenta ou de extorsão, entre outros crimes diante da massa carcerária, o que foi o caso.

Após diversos pedidos negados, formulados pela defesa para retirar Sandro do isolamento, o magistrado da 7ª Criminal entendeu razoável conceder desta vez, considerando que o réu estava detido há mais de um ano no local.

Apesar dos indícios de integração à organização criminosa e de lavagem de dinheiro, questões que serão definidas em sede de prolação de sentença, Jean Garcia entendeu que tais delitos foram cometidos em benefício de familiares e pessoas próximas de Sandro Louco, e, além disso, apontou que não há indícios de que a liderança tenha aplicado diretamente os valores ocultados para a prática de crimes violentos, ou para fomentar as ações do Comando Vermelho.

Jean também apontou que, encerrada a fase probatória, não chegou no processo informações de que Sandro Louco tivesse cometido demais crimes mediante violência, extorsão ou organização, seja dentro ou fora do presídio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet