Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

'FICOU ESTRANHO'

Mauro diz que cacique Raoni quer encontro para se explicar sobre posicionamento contra Ferrogrão

03 Mai 2024 - 15:00

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Mauro diz que cacique Raoni quer encontro para se explicar sobre posicionamento contra Ferrogrão
O cacique Raoni Metuktire quer se encontrar com o governador Mauro Mendes (União) para se explicar sobre sua fala contra a construção da Ferrogrão durante um encontro com os presidentes da França, Emmanuel Macron, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é do governador, que ficou sabendo do interesse por pessoas ligadas à liderança indígena.


Leia também 
'Plano B quem tem que apresentar é quem recusa', diz secretário sobre possível negativa de projeto de obra no Portão do Inferno


Mauro comentou que aguarda a reunião para que Raoni esclareça seu posicionamento pois, segundo ele, seria muito contraditório por parte dele fazer esse manifesto e, ao mesmo tempo, pedir que o Governo do Estado asfalte estradas próximas a sua aldeia.

“Nós o vimos saindo de uma reunião com o Macron e começou a falar mal da ferrovia. Ficou muito estranho isso, né? Ficou parecendo que ele estava sendo um longa-manos, um porta-voz do Macron. E eu já recebi algumas pessoas, não falei com ele pessoalmente, que ele quer vir aqui falar comigo e quer vir se explicar com relação a essa questão da ferrovia”, destacou durante entrevista na quinta-feira (2).

Mauro lembrou que Raoni pediu durante um encontro em Peixoto de Azevedo que asfalte a MT-322, que liga Peixoto a Bom Jesus do Araguaia, alegando que a medida seria uma necessidade para a população indígena que vive na região.

O governador saiu em defesa da Ferrogrão dizendo que o traçado não vai passar próximo ou provocar danos a nenhuma aldeia do estado. Ele ainda ressaltou que o traçado é menos agressivo ao meio ambiente do que os gases que são emitidos pelos veículos de carga.

“Não passa dentro de nenhuma reserva indígena, praticamente 90% e tantos do traçado, está ao longo da BR-163, não vai desmatar quase nada. Já que nós vivemos uma era da descontaminação de carbono, quem fala contra a ferrovia está trabalhando a favor da emissão de carbono. É uma incoerência de ambientalistas ou de ONGs defender a não emissão de carbonos e defender que milhares de carreta por dia fique queimando milhões de toneladas de diesel emitindo carbonos jogando a atmosfera”, destacou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet