Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CERCO FECHADO

Mauro encaminha à AL projeto que endurece penas, cria cadastro de infratores ambientais em MT e suspende CAR

09 Mai 2024 - 17:34

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Mauro encaminha à AL projeto que endurece penas, cria cadastro de infratores ambientais em MT e suspende CAR
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) encaminhou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um projeto de lei (PL) que tem como objetivo endurecer penas contra crimes ambientais em Mato Grosso. A medida foi assinada na tarde desta quinta-feira (9), em evento no Palácio Paiaguás. 


Leia também
Câmara vota na próxima semana nova comissão processante que pode cassar Emanuel


Segundo o governador, em caso de desmatamento ambiental, as sanções serão as seguintes:
  • Criação de cadastro de infratores ambientais;
  • Suspensão imediata do Cadastro Ambiental Rural (CAR);
  • Registro da multa na matrícula de imovel imóvel;
  • Suspensão de benefício fiscal de qualquer natureza;

O chefe do Executivo afirmou que o projeto será enviado para análise do Legislativo Estadual. Durante a explicação do projeto, Mauro comentou que um dos objetivos do PL é coibir crimes como o praticado por um fazendeiro que promoveu  desmate químico em uma área de mais de 80 mil hectares na região do Pantanal mato-grossense. 

“Ali é um exemplo claro de que as pessoas não respeitam, não tem medo da lei brasileira. Não adianta ser a lei mais restritiva e mais potente do mundo se tem menos de 2% que não respeitam. E esse mau exemplo, esse menos de 2%, percorre o mundo, percorre o Brasil, prejudica a imagem do nosso estado, prejudica a imagem do agronegócio, do Mato Grosso e do País”, disse. 

Segundo o governador, endurecer as penalidades é uma das estratégias em meio a unificação das multas aplicadas aos infratores. Ele disse que, caso prescrever alguma multa, será o primeiro a encaminhar ao Ministério Público para responsabilizar secretário ou servidor. 

“Nós precisamos criar mecanismos que desestimulem as pessoas a praticar o crime. O que queríamos era não multar ninguém. Não queríamos mais, todo ano vim aqui gastar 70 e tantos milhões para combater um crime. Eu espero que algum dia o nosso amadurecimento, as nossas estratégias de como combatê-lo possa dissimular a sua existência dentro do território mato-grossense e brasileiro”, finalizou. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet