Olhar Direto

Sábado, 15 de junho de 2024

Notícias | Política MT

MEIO AMBIENTE

Assembleia pode recorrer de decisão que extinguiu Parque Cristalino II, diz Botelho

22 Mai 2024 - 14:47

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Assembleia pode recorrer de decisão que extinguiu Parque Cristalino II, diz Botelho
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (MDB), disse que o parlamento pode recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que anulou decreto estadual de 2001 que criou o Parque Cristalino II.


Leia também 
Deputados aprovam projeto que impede incentivos fiscais a empresas signatárias da Moratória da Soja


Para isso, ele explicou que qualquer parlamentar pode sugerir a medida e encaminhar para a Presidência para analise, o que ainda não aconteceu.

“Como o parque foi aprovado pela Assembleia Legislativa, podemos entrar e recorrer em qualquer decisão que tiver em relação a criação do parque”, destacou.

Em 2022, o Tribunal de Justiça acatou a ação da empresa Sociedade Comercial Triângulo Ltda e decretou a nulidade do Decreto Estadual nº 2.628/2001, assinado pelo ex-governador Dante de Oliveira. O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) recorreu com embargos de declaração, que foram rejeitados em abril deste ano, confirmando a extinção do Cristalino II.

Para manter o parque em pé, algumas entidades sugeriram ao governador Mauro Mendes (União) que pagasse indenização aos proprietários de terras da região, no entanto, ele não demonstrou interesse em recorrer contra a decisão do TJ.

Para evitar novos imbróglios, Botelho sugeriu que antes de propor qualquer criação de reserva ambiental, o estado tem que demonstrar que há recursos para pagar indenizações aos donos de terras.

“Você não pode chegar lá e tirar as pessoas que estão lá que investiu, que gastou a vida toda e dizer: ‘Olha, sai daqui, agora é um parque’. Então, tem que pagar esse direito. Eu sou a favor de que pague os direitos de quem tem o direito. Agora tem que preservar, nós precisamos da área”, frisou.

O Cristalino II tem 118 mil hectares e está localizado na Amazônia mato-grossense, entre os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo. A unidade de conservação está anexada ao Parque Estadual Cristalino I, criado em 2000, com 66.900 hectares. Os dois parques somados possuem 184.900 hectares de floresta amazônica primária.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet