Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

No Dia do Idoso, estudantes realizam Ação de Cidadania no Modelo Coxipó

Em uma Ação de Cidadania em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a rede de Supermercados Modelo, em parceria com o Centro de Educação para Jovens e Adultos Vera Pereira do Nascimento, de Cuiabá, realiza nesta quinta-feira, no estacionamento do Modelo Coxipó, uma campanha de conscientização da sociedade quanto aos direitos assegurados às pessoas da terceira idade. Os alunos estarão divididos em duas turmas, cada uma composta por 24 alunos, sendo uma das 8h às 10h e a outra das 17h às 19h.


Os estudantes, com faixas e cartazes, farão a abordagem aos que estiverem estacionando nas vagas destinadas aos mais velhos. Se forem idosos serão homenageados com um balão colorido e uma mensagem, caso contrário, serão orientados a procurar outra vaga na tentativa de conscientizar a pessoa a não mais ferir os direitos dos mais velhos. Os estudantes escolheram o supermercado, justamente para usar o estacionamento como foco das discussões, já que o artigo 41 da Lei Federal nº. 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso) obriga os administradores de espaços públicos e privados a reservar pelo menos 5% de suas vagas para essa finalidade. “Os estabelecimentos respeitam as normas, mas muitas pessoas ainda não fazem sua parte, e violam sem o mínimo de respeito os benefícios conquistados pelos idosos”, comentou o diretor do Centro de Educação, Carlos José de Souza.

Na visão do diretor existem outras inúmeras maneiras de fazer essa conscientização, não importa a escolha da ação, o que vale é a intenção de jovens tomarem a frente desses direitos em respeito aos idosos. “Não poderíamos deixar passar essa data em branco. É o mínimo que podemos fazer para despertar nos nossos alunos o sentido do respeito ao próximo e, principalmente, da valorização daqueles que têm uma vida toda de trabalho prestado aos mais novos. Também é uma oportunidade de colocar um basta na indiferença aos mais velhos”, ressaltou Souza.

Conforme a representante do Comitê Modelo Responsável, Marli Saladini, a rede de Supermercados acatou de imediato a atitude do Centro de Educação, pois acredita ser a ação um mecanismo de transformação de conceitos equivocados de parcela da sociedade que ainda não é capaz de conviver em um mundo que deve ser regido por direitos e deveres. “Todos temos que lembrar que um dia seremos nós os idosos, e também precisaremos de atendimento preferencial, em razão da idade, disposição, condições físicas, como também, pelo simples fato de ter colaborado com o mundo pela vida toda”, observou a representante.

Além de ceder o espaço para essa iniciativa, o Modelo fornecerá os balões e lanches para os alunos envolvidos na ação. Lembrando que os estudantes anotarão os dados de quantas pessoas se mobilizaram ou não, e essas informações serão encaminhadas para o Núcleo de Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para fazer parte de um estudo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet