Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Parceria entre MP e governos municipal e estadual combate tráfico de drogas no Jardim Leblon

Os moradores do bairro Jardim Leblon contam agora com um grande aliado no combate ao tráfico de drogas. Por meio de uma parceria entre o Ministério Público Estadual (MPE) Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Prefeitura de Cuiabá, foi instalada uma câmera na rua '04 de Janeiro', conhecida pelos constantes casos de tráfico e consumo de drogas em Cuiabá. A câmera possui alta resolução, movimenta-se 360º e transmite imagens em tempo real. As informações foram repassadas hoje (14), durante uma reunião de trabalho das instituições envolvidas.


“A instalação da câmera é uma das medidas adotadas para combater o tráfico de drogas que existe no local. Além dela, os usuários foram encaminhados para tratamentos de dependência química, os proprietários de terrenos baldios foram identificados e notificados e ocorreram reuniões com os moradores do bairro”, disse o promotor de Justiça e coordenador da Central de Inquéritos do Ministério Público, Reinaldo Rodrigues Oliveira Filho.

Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Macrean Santos, as medidas tomadas mobilizaram a comunidade e representam um 'marco' para os habitantes do bairro. “A comunidade está muito feliz com a instalação da câmera. Agora os moradores têm mais tranquilidade para ficarem em frente às suas casas. Para se ter uma ideia, até os imóveis voltaram a ter procura no mercado imobiliário”, garantiu ele.

O promotor lembrou que, apenas a instalação da câmera não resolverá o problema no bairro. “É necessário que o município de Cuiabá legitime essa ocupação e revitalize o local. As ações devem ser continuadas para obtermos um resultado efetivo”. Durante a reunião, a representante do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbanos de Cuiabá, Francisneide Aguiar da Fonseca, informou que o projeto de revitalização da rua 4 de Janeiro foi orçado em R$ 215 mil, porém, o órgão não dispõe do montante para este ano. “Provavelmente, esses recursos serão alocados para 2010”, disse ela.

De acordo com o promotor de Justiça, as ações implementadas no Jardim Leblon constam em um Termo de Cooperação, firmado no final de 2008. “O termo tem a vigência de 60 meses. Durante esse período vamos promover o mesmo trabalho em outros locais que apresentam altos índices de criminalidade. Quando os órgãos públicos se unem e passam a colaborar de forma efetiva para a resolução do problema, é possível alcançar resultados exitosos”.

Para o capitão da Polícia Militar, Júlio Martins de Carvalho, o tráfico na rua 04 de Janeiro não será resolvido somente com policiamento. “A comercialização de drogas ocorre no local há cerca de 30 anos. Essa parceria visa agregar o trabalho das instituições públicas, para combater a prática de crimes dessa natureza”. Ele explicou que, durante o trabalho, foram preenchidas fichas dos usuários de entorpecentes. Ao todo, 27 foram encaminhados ao tratamento. Desses, seis foram presos por desobediência. “Esses são considerados usuários crônicos, praticam o denominado 'tráfico a varejo', feito em pequenas quantidades”, afirmou.

Uma parte dos usuários de drogas foi encaminhada ao tratamento pelo Poder Judiciário. “Nós fizemos o encaminhamento e o acompanhamento dos dependentes químicos”, informou o juiz de Direito Mário Roberto Kono de Oliveira.

Além do Ministério Público, Sejusp e Prefeitura Municipal, também participaram do encontro representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Conselho Estadual de Entorpecentes (Conem), Polícia Judiciária Civil e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A próxima reunião de trabalho foi agendada para o final de novembro. “Vamos nos reunir para definir qual será a próxima localidade que poderemos replicar esse projeto”, finalizou o promotor de Justiça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet