Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Valtenir leva prefeitos ao MJ para solicitar adesão ao Pronasci

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), juntamente com prefeitos e representantes dos de Cáceres, Paranatinga e Rondonópolis, reuniu-se com o assessor de Assuntos Federativos do Ministério da Justiça, Juarez Pinheiro, para incluir os municípios no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O encontro foi realizado na sede do Ministério, nesta quarta-feira (14).


Para o deputado, com a adesão dos municípios, principalmente os que estão próximos à fronteira com a Bolívia, é possível diminuir ou até mesmo barrar a violência. “Precisamos atuar preventivamente e o Pronasci pode nos auxiliar nesse caminho”. O deputado lembrou ainda que Cuiabá e Várzea Grande já encaminharam toda a documentação exigida para aderir ao Programa.

O prefeito de Paranatinga, Vilson Pires, afirmou que o município tem origem no garimpo e enfrenta até hoje problemas como tráfico de drogas e prostituição. De acordo com Pires, o município é um corredor do tráfico que sai da Bolívia pela MT-130. “No período de um ano e meio, nós tivemos três grandes assaltos a bancos, sendo que o último ocorreu há 60 dias, onde utilizaram forte armamento, e fazendo da população um escudo humano”, denunciou o prefeito. “Por isso, estamos pedindo socorro”.

O prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, colocou que o município enfrenta como maior problema o tráfico de drogas. “Nosso município está a 70 km da Bolívia, é uma área asfaltada, com um rio navegável e o Pantanal - o que coloca a população à mercê do tráfico de drogas e todas as suas consequências”.

O representante de Rondonópolis, Carlos Caetano, destacou que o município possui uma população de 187 mil habitantes e tem, na BR-364, um corredor aberto – além de ser um pólo na região sul do Estado. “Com a ida de grandes empresas para o município, muitas pessoas migraram sem capacitação profissionao e isso favoreceu o aumento da violência”, detalhou Caetano. Porém, ele observou que o município já iniciou algumas práticas que contribuem para a adesão ao Pronasci, como por exemplo a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

O assessor do Ministério da Justiça esclareceu que os prefeitos devem fazer um relatório apontando todos os problemas enfrentados pelos municípios e também informando as boas práticas adotadas. “Os prefeitos precisam apontar todas as dificuldades, porque a escolha é feita por uma comissão que analisa esses processos”, explicou Juarez Pinheiro. O assessor ministerial alertou que, com a crise financeira, parte dos recursos foram contingenciados. “No entanto, uma nova seleção deve ocorrer ainda este ano”, assegurou.

Ao final do encontro, o deputado Valtenir Pereira demonstrou satisfação com os diálogos tratados com o representante do Governo Federal. Ele colocou seu gabinete em Brasília e também seu escritório em Cuiabá à disposição dos prefeitos, no sentido de atender e priorizar o assunto segurança pública e a inclusão de municípios mato-grossenses nos projetos governamentais que visam diminuir a violência. “Nossa ação em Brasília, como sempre, tem como objetivo principal colaborar com a justiça e a cidadania de nossa população”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet