Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Gastronomia

Destaque internacional

Em Cuiabá: Al Manzul renova prêmio de melhor restaurante árabe do país

Em um ambiente simples, cheio de cores e afastado da cidade encontra-se o melhor restaurante de comida árabe de todo o Brasil, o Al Manzul. Lá, as tradições e o cardápio têm origem bem distante. Mas a recepção é cuiabana. Calorosamente cuiabana. Há 18 anos o Al Manzul, que não por acaso significa “casa de hóspedes”, foi criado na capital mato-grossense. Na quinta-feira (15) um jantar comemorou mais uma vitória da casa: dois novos prêmios concedidos pelo conceituado Guia Quatro Rodas.

Foto: Duflair Barradas

Em Cuiabá: Al Manzul renova prêmio de melhor restaurante árabe do país
Em um ambiente simples, cheio de cores e afastado da cidade encontra-se o melhor restaurante de comida árabe de todo o Brasil, o Al Manzul. Lá, as tradições e o cardápio têm origem bem distante. Mas a recepção é cuiabana. Calorosamente cuiabana.


Há 18 anos o Al Manzul, que não por acaso significa “casa de hóspedes”, foi criado na capital mato-grossense. Na quinta-feira (15) um jantar comemorou mais uma vitória da casa: dois novos prêmios concedidos pelo conceituado Guia Quatro Rodas.

Um deles, de melhor restaurante árabe de todo o país, o qual vem sendo destinado ao restaurante desde 1994. Outro, de melhor restaurante da região Centro-Oeste, independente da classificação da comida servida. Tudo isso para uma casa simples e quase escondida. Um pote de ouro no fim do arco-íris.

O libanês Salah Ayoub, falecido há 10 meses, foi o criador do restaurante, junto à sua esposa, Clariman de Lima Ayoub. Mais que uma fonte de renda, ele queria divulgar a cultura de sua terra e encontrou nos sabores a melhor maneira para fazê-lo.

Com a morte de Salah muitos pensaram que o restaurante pudesse ter fechado. Mas não. Unida, a família do libanês continua tocando o negócio, com Clariman comandando a mágica cozinha do local. A renovação do prêmio é a prova de que tudo vai bem. Mas reconquistá-lo a cada ano é sempre “uma briga de facas”, brinca a senhora.

Mansur Salah Ayoub, filho do casal, anima-se com a Copa de 2014 e enxerga boas perspectivas de engrandecer o turismo mato-grossense. Ele comenta que o Al Manzul, apesar dos títulos, é desconhecido por muita gente.

Os prêmios não se limitam ao âmbito nacional, não. A comida é reconhecida também em outros países, principalmente os europeus, que têm uma gastronomia tão conceituada e tradicional.

Mansur conta que a casa tem recebido em média três convites ao ano para receber títulos em outros países. No próximo mês há um deles em Roma, na Itália. Mas ele lamenta que não há condições financeiras para viajar e receber todos os prêmios.


Delícias de outro mundo

A cozinha árabe é um grande mix de tradições, sabores, temperos e texturas. Os sabores são sempre peculiares, fortes e de personalidade. No Al Manzul é possível fazer um bom passeio por essa gastronomia de outro mundo.

No restaurante o cliente precisa tomar muito cuidado com as entradas. Explica-se: é preciso cautela para não matar toda fome logo ali, no início da noite, com homus (pasta de grão de bico e tahine), berinjela na conserva recheada com nozes, quibe cru, salada de tomate e pepino com molho de hortelã, coalhada seca, babaganuch e um original quibe de pintado, com molho de tahine. O pão sírio acompanha tudo, juntamente com a inevitável gula...

No buffet, logo sente-se o cheiro do carneiro assado, recheado com arroz. A carne doce e forte é muito bem temperada e assada. Diversos pratos com berinjela figuram por ali, com diversos tipos de temperos e molhos, como o de coalhada.

O arroz marroquino é uma boa pedida, com pedaços de frango e castanhas. O quiabo com romã é uma iguaria que até pode ser confundida com uma sobremesa, tamanho brilho e espessura da calda da romã e o sabor adocicado do prato.

Os charutos jamais ficariam de fora, tanto os na folha de uva quanto na de repolho. A kafta é em forma de pequenos discos e a mesa traz, dentre tantas outras coisas, os ingredientes que compõem o falafel, algo como um sanduíche, bastante consumido no Oriente Médio, feito de bolinhos fritos de grão de bico dentro de pão sírio, com homus, tahine e salada. Para finalizar, os doces árabes, com massas que derretem na boca, folhados e muitas castanhas. Eles têm sabor suave e não pecam pelo excesso de açúcar.

O restaurante Al Manzul fica na rua Salah Ayoub, nº1, acesso pela Avenida Archimedes Pereira Lima, no Coxipó. O funcionamento é de quinta-feira a domingo, no jantar. Para almoço, funciona com reservas, pelo telefone (65) 3663-2237.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet