Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

em Copenhague

Serys chefia missão de legisladores em encontro sobre mudanças climáticas

Foto: Reprodução

Serys chefia missão de legisladores em encontro sobre mudanças climáticas
A Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) participa entre os dias 23 e 25 de outubro do Fórum sobre Mudanças Climáticas de Legisladores, organizado pela Organização Mundial de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado (GLOBE Internacional), realizado em Copenhague, na Dinamarca. Serys coordena o grupo de parlamentares que atua no Fórum Parlamentar Globe International, desde 2007 e é, ainda, presidente da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento Sustentável e Apoio às Agendas 21. A comitiva de parlamentares é composta pelos senadores Cícero Lucena (PSDB-PB), Renato Casagrande (PSB-ES) e os deputados federais Antônio Palocci (PT-SP) e Luciano Pizzatto (DEM-PR).


O evento reúne o grupo de legisladores dos países membros do G8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, o Reino Unido e os Estados Unidos), +5 (Brasil, China, Índia, México e África do Sul) e de acordo com as expectativas ambientais mundiais será um dos fóruns mais importantes promovido pela Globe International. A conferência tem como anfitriões o Primeiro Ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, e a Presidente da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC COP15), Connie Hedegaard.

Serys já participou de vários encontros da Globe International sobre mudanças climáticas e vem acompanhando este tema desde o início do seu mandato. Para este evento, será dada uma forte ênfase ao desenvolvimento de uma plataforma legislativa comum de ações práticas e medidas, que os parlamentos das maiores economias do mundo podem promover. Segundo o Primeiro Ministro da Dinamarca, Rasmussen, esse Fórum tem uma contribuição crítica a fazer antes das negociações oficiais, que terão lugar na UNFCCC COP15. A intenção é construir um consenso sobre as medidas que os legisladores podem sugerir para o pós-Quioto.

R20;Estamos atuando bem de perto sobre as mudanças que têm acontecido no mundo, desde a questão do plástico, água, energia, combustíveis fósseis, até a questão do desmatamento evitado. Nossa intenção é trazer também uma posição legislativa. Somos um grupo heterogêneo de parlamentares de vários estados e partidos - do governo e da oposição -, atuando no mesmo sentido de avançarmos nas negociações na área de mudanças climáticasR21;, disse Serys.

R20;Estou muito confiante de que a participação da delegação brasileira no Fórum será destaque. Não tenho dúvida de que o Brasil é fundamental nas discussões da COP 15 e poderá liderar sim as propostas e medidas de controle para as mudanças climáticas. Já estamos à frente de muitos países e agora nossas expectativas são grandes com os Estados Unidos e China. Sabemos que Barack Obama vem trabalhando e se comprometendo quando falamos em meio ambiente, mas cobramos e esperamos medidas concretas por parte dessas grandes economias, que são os maiores poluidores do planeta. No entanto, acredito na cooperação internacional e um acordo robusto na COP 15 é crucial no controle das mudanças climáticasR21;, avaliou Serys.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet