Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

rombo milionário

Seder suspende novos projetos do Banco da Terra por 90 dias

28 Out 2009 - 08:30

De Brasília - Marcos Coutinho Da Redação - Jardel Arruda

Todos os novos projetos do Banco da Terra (crédito fundiário) estão suspensos por mais 90 dias. A determinação é do secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon (PR), em decorrência das denúncias de desvio de recursos, desvio de conduta de servidores e irregularidades no programa.


“Já havíamos suspendido os novos projetos por 120 dias, mas por causa das denúncias de irregularidades decidimos prorrogar a decisão por mais 90 dias, até que tudo seja apurado”, declarou Egon em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, por telefone.

Conforme apurou o Olhar Direto, a Polícia Federal (PF) está investigando desvio em projetos no Banco da Terra e eventuais participações de servidores públicos no esquema fraudulento que pode ter causado um rombo milionário no programa.

De acordo com o secretário, processos administrativos vão ser abertos para apurar a participação e/ou responsabilidade de servidores públicos nos projetos de crédito fundiário. No Diário Oficial do Estado já foi publicada a abertura de um processo administrativo para apurar irregularidades em Brasnorte.

Outros municípios que devem ser investigados são Cáceres, Conquista D’Oeste, Rosário Oeste, Poconé e Denise. Em todos eles há indícios de que servidores tenham entrado em conluio com intermediários no trâmite de aquisição de terras para assentamentos.

A fraude e/ou o rombo no Banco da Terra teriam começado na gestão dos secretários Chico Daltro (atualmente na Secretaria de Ciência e Tecnologia) e Otávio Palmeira, ambos da gestão Dante de Oliveira/Rogério Salles.

Segundo fontes, a Polícia Federal já ouviu cinco servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder). Dentre eles, um foi exonerado da função específica que exercia na pasta.

Leia também:
Polícia Federal investiga desvio milionário no Banco da Terra
Chico Daltro contesta desvio milionário na Seder
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet