Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Gastronomia

Sabores da terra

Sancionada lei que vai incentivar turismo gastronômico no estado

A gastronomia mato-grossense acaba de ganhar mais um incentivo rumo ao desenvolvimento. No último dia 2 foi sancionada a lei 9.216, que dispõe sobre os eventos do turismo gastronômico no Estado, dando um “saborzinho” a mais nesse setor, cujos valores são cada vez mais descobertos e explorados. A lei é de autoria do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP) e prevê que os projetos e programas de incentivo ao turismo gastronômico definirão diretrizes e normas para

Foto: Marcos Negrini/Setecs

Sancionada lei que vai incentivar turismo gastronômico no estado
A gastronomia mato-grossense acaba de ganhar mais um incentivo rumo ao desenvolvimento. No último dia 2 foi sancionada a Lei 9.216, que dispõe sobre os eventos do turismo gastronômico no estado, dando um “saborzinho” a mais nesse setor, cujos valores são cada vez mais descobertos e explorados.


A lei é de autoria do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), e prevê que os projetos e programas de incentivo ao turismo gastronômico definirão diretrizes e normas para viabilizar a realização de eventos e festivais da gastronomia mato-grossense.

Segundo o texto da lei, os eventos gastronômicos deverão ser vinculados aos calendários turísticos e culturais do estado, deverá haver estímulo ao ensino técnico e superior de gastronomia e recursos devem ser viabilizados para todos esses eventos.

Edna Lara, gastrônoma, conhecedora dos sabores do estado e autora do livro “Diversidade da Gastronomia de Mato Grosso”, diz estar imensamente feliz com a lei e parabeniza a iniciativa do deputado Riva.

“Essa lei pode ajudar de todas as formas. É um passo, uma conquista que Cuiabá precisa. Isso vai ser um sucesso”, anima-se Edna. Realizadora de muitos eventos na área, ela comenta que existe muito espaço para ser trabalhado, e que o principal problema visto por ela atualmente é a falta de qualificação.

“Vem muita gente de fora para trabalhar na área. Precisamos de mais qualificação, mais capacitação, mais profissionalização. É difícil achar gente com mão-de-obra qualificada. Mas já existem cursos como o do Senac e da Unic que estão jogando profissionais no mercado”, analisa.

Justificando a proposição da lei, o deputado José Riva cita que a gastronomia integra todas as ciências favoráveis ao ser humano, permitindo descobrir histórias de civilizações, rito, modas e modos em qualquer prato. “O ser humano se alimenta de acordo com a sociedade de que faz parte. Cada cultura tem diferentes alimentos e modos de preparo”, comenta.

“O turismo gastronômico favorece o desenvolvimento das empresas ligadas ao ramo da alimentação, em todos os setores, gerando novos empregos e melhorando a qualidade de vida nas cidades. Ele é parte integrante do turismo cultural e tem uma enorme importância por ser autônomo e produzir uma significativa margem de lucro”, destaca Riva. (Com informações da Assembleia Legislativa)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet