Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

inconstitucional

Vetado projeto que proibia venda de carne em Barra do Garças pelo Friboi

29 Nov 2009 - 18:31

De Barra do Garças - Ronaldo Couto - Especial para o Olhar Direto

O projeto polêmico do vereador de Barra do Garças Sávio Carvalho (PDT), que pretendia restringir a venda de carne por parte do frigorífico JBS Friboi no comércio local foi retirado de pauta da Câmara Municipal de Barra do Garças por orientação da assessoria jurídica que o considerou inconstitucional.


O vereador, que é dono de um frigorífico na cidade, negou que esteja legislando em causa própria e se revelou surpreso porque o projeto não foi votado. Ele explicou que tinha o apoio da presidente da Câmara, vereadora Antônia Jacob (PR), e mais três colegas para aprovar o projeto e que estranhamente a matéria não apareceu na pauta. 

Carvalho negou que o projeto seja proibitivo ao JBS Friboi e alegou que simplesmente restringe que a empresa revenda a carne em pontos fixos. “Eu fiz isso porque se não os açougues vão quebrar na cidade”, mencionou. 

Ao negar que está se defendendo por meio do projeto, o pedetista explicou que a sua empresa já está vendendo carne para outras cidades justamente para não quebrar. “Eu posso vender para outras cidades, mas o comércio varejista da cidade não”, destacou.

A polêmica começou em Barra do Garças depois que o JBS Friboi, que é o maior frigorifico do mundo, anunciou como, medidas para diminuir o impacto da crise mundial na empresa, a aquisição de 12 veículos para vender carne de porta em porta em Barra do Garças.

Os veículos já estão circulando pela cidade na fase de treinamento e o serviço deve começar agora no início de dezembro.

Para o vereador, a nova concorrência pode representar o fechamento de vários açougues na cidade. Ele lembrou que hoje mais de 250 famílias dependem das casas de carne da cidade. 

Reuniões foram realizadas, nas quais os proprietários pediram apoio da Câmara, e ficou definido que os vereadores tentariam, por meio de um projeto, regulamentar essa concorrência.

Sávio Carvalho não esconde o descontentamento pelo fato de o projeto ter sido retirado de pauta. Com relação ao seu frigorifico, o vereador explicou que tem 400 funcionários entre diretos e indiretos e que sua empresa está se adaptando para vender carne para outras cidades da região.

O grupo JBS Friboi é o maior empregador da cidade de Barra do Garças, oferecendo 1.400 empregos, e o volume de abate é acima de mil cabeças de gado por dia.
 
A maioria da produção é vendida para outros países, mas como o mercado internacional caiu, o frigorífico está se adaptando à nova realidade concorrendo dentro do próprio país.

Atualmente, a direção do JBS Friboi estuda a possibilidade de arrendar a unidade parada do Frigorífico Margem em Barra do Garças.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet