Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Gastronomia

Há quase vinte anos Biba’s Peixaria conquista clientes e inova sabores

Abrir uma peixaria em Mato Grosso não é nenhuma grande novidade. Afinal, rios e peixes são típicos na região, e figuram nas mais diferentes formas entre os muitos restaurantes no estado.

Foto: Thalita Araújo/OD

Rodrigo com um livro da Editora Abril que contém receitas suas representando Mato Grosso

Rodrigo com um livro da Editora Abril que contém receitas suas representando Mato Grosso

Abrir uma peixaria em Mato Grosso não é nenhuma grande novidade. Afinal, rios e peixes são típicos na região, e figuram nas mais diferentes formas entre os muitos restaurantes no estado. Novidade, então, é manter uma peixaria há quase duas décadas, entre tanta concorrência, com clientes fieis e títulos do Guia Quatro Rodas. A história da Biba’s Peixaria é assim.


Fundado em 1991 por Ademyr Alves, hoje o restaurante é de propriedade de Rodrigo Leite, genro de Ademyr e chef da cozinha. Rodrigo começou “dando uma mãozinha” à beira do fogão e hoje, anos depois, já iniciou os estudos em Gastronomia, comanda a produção e cria os pratos para o cardápio.

Cuiabano, Rodrigo sempre gostou de pescar e quando se reunia com os amigos era sempre o escolhido para transformar o resultado da pescaria em bons pratos para degustação.

No ano passado o estabelecimento passou por uma reforma física e também de conteúdo, com auxílio do consultor gastronômico Wolf Ojeda, que formulou um novo cardápio junto a Rodrigo, resultando em pratos que aliam o tradicional, procurado por muitos, com algo de moderno para renovar, como os frutos do mar.

O mercado

Rodrigo ressalta que a matéria-prima é muito cara em Mato Grosso o ano inteiro. Peixe caro por aqui? Isso mesmo. E não é por escassez, mas pela maneira como o mercado é conduzido, com atravessadores que supervalorizam o produto.

Outro problema apontado por Rodrigo é a falta de incentivo do governo no setor. “Quem chega a Cuiabá quer comer peixe”, frisa o proprietário alegando que esse é um grande filão do turismo regional e merecia mais atenção.

Leite também sugere que as peixarias deveriam trabalhar mais unidas, pois como acontece hoje, cada uma trabalhando por si própria, fica mais complicado. “Não precisa ter concorrência desleal. Tem público para todas as peixarias”, comenta.

O cardápio

Apesar de ter um bom cardápio à la carte, o carro-chefe da Biba’s é o rodízio, que possibilita uma variedade de pratos por um preço mais acessível (R$ 32,90 por pessoa no almoço e R$ 27,90 no jantar).

Pacu assado, ventrecha de pacu frita e grelhada, bolinho de pintado, mojica, filé de pintado grelhado e à milanesa são algumas das variações que o rodízio traz para o cliente comer à vontade, acompanhado de molhos diversos (como o branco e o de maracujá), além de arroz, farofa de banana, banana frita, salada e pirão.

Existem quase 20 pratos à la carte com peixes, entre eles alguns mais pedidos como o pacu à ribeirinha (ventrecha ensopada com molho de tomate e banana cozida), o pintado grelhado com molho branco, a mojica de pintado e o pintado à milanesa com molho tártaro e picles.

Para entradas existem croquetes de peixe, bolinhos de bacalhau, pintado a palito, caldos e salada. As sobremesas são poucas, petit gateau e banana caramelada. Mas todo bom cuiabano não troca por nada uma boa rapadura de leite após comer uma peixada. E a servida lá é das boas!

Quem quer sair dos tradicionais peixes da região encontra bacalhau, salmão, carne e frango, além de pratos executivos e para crianças.

Em uma das paredes do restaurante, placas do Guia Quatro Rodas concedendo estrela pela qualidade da comida, desde 2004 até hoje. Em 2007, ganhou o título de Melhor Restaurante Regional do Centro-Oeste.

A Biba’s Peixaria fica na Rua João Severiano da Fonseca, 508, Araés. O telefone para reservas é (65) 3322-3174. Todos os cartões são aceitos e há serviço de entrega em domicílio. O horário de funcionamento é de segunda a domingo para o almoço, das 11h às 16h, e de segunda a sexta-feira para o jantar, das 19h às 23h.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet