Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Panetones e frutas de época são reprovados pelo Ipem em SP

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) reprovou nesta quarta-feira (2) 11 dos 71 lotes de panetones e frutas natalinas analisadas na capital paulista e em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. O resultado colhido na operação intitulada “Natal Legal” indica que 15,49% dos produtos analisados.


Em uma das marcas de panetone analisadas, faltaram, em média, 48,10 gramas em cada embalagem de 500 gramas, o que corresponde a 9,62% do peso.

Segundo o Ipem, as empresas autuadas devem retirar seus produtos reprovados dos pontos de vendas e têm dez dias para apresentar defesa ao instituto. Se isso não ocorrer, devem receber multa que varia de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

A operação continuará nos próximos dias. Na quinta (3) serão analisados enfeites natalinos como festão, papel de presente, toalhas, guardanapos, cordão, fita decorativa e vinho; na sexta (4), serão fiscalizados sobremesas -como panetones especiais da época, sorvetes e tortas -, espumantes e outros alimentos da época.
Durante o mês, o Ipem continuará a fiscalização em alimentos como peru, chester, tender, presunto, bacalhau e frutas secas. “Vamos realizar essa operação especial, mas durante todo o mês a fiscalização será intensificada, porque a oferta desses produtos no mercado aumenta nesses últimos dias do ano e a possibilidade de o consumidor ser prejudicado também”, disse o superintendente do instituto, Fabiano Marques de Paula.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet