Olhar Direto

Sábado, 25 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Surto

Morador de rua é a terceira vítima de dengue em Cáceres

Um morador de rua é a tareceira vítima de dengue registrada no município de Cáceres. Evaldo Toledo, de 32 ano, deu entrada nesta segunda-feira (1), às 18h no Pronto Atendimento Municipal e em função da gravidade do seu estado clinico, foi transferido para Hospital Regional onde veio a óbito, hoje (2), ao meio dia.


Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Arlene Alcântara, o prontuário da vitima, que é deficiente físico, diz que ele morreu em decorrência de dengue hemorrágica. De acordo com técnica da Vigilância, Evaldo Toledo chegou ao PAM alcoolizado, fato que pode ter complicado o seu quadro.

Do inicio do ano até agora, Cáceres já registrou três mortes por dengue.

O trabalhador Durvalino Cunha Silva (44), morto no dia 25 deste mês, e a professora Greice Aparecida do Nascimento (27), grávida de nove meses, que morreu no dia 15. Durvalino morreu vítima de dengue hemorrágica e Greice por dengue clássica.

A morte de hoje ocorre no momento em que a Vigilância registra uma redução do Índice de Infestação Predial (IPP).

Levantamento feito pelos Agentes Ambientais indicam que o IPP caiu de 3,5%, na primeira quinzena de novembro, para 2,4% na ultima semana do mês. Ainda de acordo com os dados, neste período foram registrados 186 casos de dengue.

O óbtio, de acordo com as autoridades de saúde do município, reforça a necessidade da intensificação das ações de prevenção, que inclui a aplicação da nebulização espacial (fumacê).

“Não podemos parar com as ações preventivas. Essa morte mostra que o mosquito ainda vive em grande quantidade", alertou Arlene Alcântara convocando a população para que adote a eliminação de criadouros do mosquito como uma rotina.

Médicos dos PSFs reforçam atendimento contra a dengue no PAM

“Até que a dengue esteja em níveis aceitáveis, os dez médicos que atendem nos PSFs, vão reforçar o atendimento no PAM”. A afirmação é do secretário de Saúde, Luiz Landim e responde aos questionamentos de alguns usuários, que estão reclamando a ausência dos médicos, durante meio período, nos dez Postos de Saúde da Família (PSF).

Landim explica que diante da gravidade da situação, acordou com os médicos um rodízio para reforçar o atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

“Sabemos da falta que faz o médico nos bairros, mais estamos vivendo uma situação de emergência e a população precisa compreender isso”, justificou explicando que o atendimento deve ser normalizado nos próximos dias.

Hoje Cáceres dispõe de 200 profissionais de saúde, entre eles 20 médicos, para atender aproximadamente 150 mil pessoas, incluindo pacientes da região sudoeste e da Bolívia. Além do Pronto Atendimento, o município mantém os profissionais que atendem no Centro de Especialidades, que é de responsabilidade do Estado. Com informações da assessoria do PMC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet