Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Depois da festa

Lixo da torcida do Flamengo gera risco de alagamentos em Cuiabá

Marcelo ManfrinCartão vermelho para os torcedores rubro-negros que foram às ruas neste domingo (6) comemorar a vitória do Flamengo no Campeonato Brasileiro e deixaram excesso de lixo nas ruas. Quem transitou pela capital nesta manhã (7) assistiu uma competição com perdedores pré-definidos: o meio ambiente e a população. Com a chuva ininterrupta, os resíduos sólidos direcionam-se às bocas-de-lobo, ocasionando o entupimento dos canais de escoamento e, consequentemente, o alagamento de áreas urbanas. Outro agravante é que por causa da chuva a maior parte dos 150 homens que fazem a limpeza diária das avenidas centrais não foram trabalhar, adiando assim o processo de coleta.


Marcelo ManfrinO diretor de Serviço Urbano e Limpeza de Cuiabá, Leonardo Oliveira, explica que com chuva e sem coleta o risco de alagamento aumenta consideravelmente. Apesar de  afirmar que a limpeza ainda não foi feita pelo déficit de mão de obra e garantir que uma equipe especial será designada para o desentupimento das bocas de lobo, o diretor admite a possibilidade do trabalho de coleta ser realizado somente amanhã (8). “Sempre depois de grandes eventos fazemos a limpeza cedo, mas hoje com essa chuva muitos servidores não vieram trabalhar. Pelo visto só conseguiremos fazer a limpeza amanhã e isso representa sim um risco de alagamento para a população. As regiões mais críticas são a Prainha e avenida do CPA”, pontua.

Marcelo ManfrinDe acordo com dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura, diariamente são coletadas aproximadamente 460 toneladas de lixo na cidade. Em dias de grandes eventos, como a comemoração do Brasileirão, o cifra de resíduos coletados aumenta em pelo menos 20%.

Sobre as políticas de educação ambiental, Oliveira garante que a prefeitura está desenvolvendo projetos objetivando a conscientização da população por meio de palestras nas escolas e visitas guiadas ao aterro sanitário. O diretor afirma também que a partir do dia 10 deste mês o programa de coleta seletiva será implantado em Cuiabá e no início do ano que vem, a previsão é inaugurar “eco-pontos” na capital. Locais de recebimento de lixo direto e reciclagem.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet