Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

Evento em Cuiabá reúne novos diretores das escolas estaduais

O fortalecimento da gestão democrática nas escolas públicas foi a tônica dos discursos feitos nesta segunda-feira (07.12) pela manhã, na abertura do curso “Formação Continuada de Gestores Escolares (2010-2011): O fazer pedagógico do gestor no cotidiano da escola”. Estão participando do evento mais de 500 diretores das escolas urbanas e do campo, tanto os eleitos na semana passada como os indicados, devido à ausência de candidatos.


O curso está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, até o dia 10 de dezembro. Nesse período, os novos diretores vão participar de atividades como oficinas e palestras sobre temas ligados às questões administrativas e pedagógicas das escolas. A promoção é da Superintendência de Gestão Escolar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na abertura, a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, destacou a importância de gestão democrática nas escolas. De acordo com ela, a eleição do diretor é apenas o primeiro passo.

“Mas é a ação efetiva do diretor no dia a dia é que vai dizer se existe realmente democracia na escola”, observou. Ela pediu para que se identificassem os diretores de primeiro mandato e os reeleitos. Os primeiros se mostraram ampla maioria.

Também falou na abertura a secretária-adjunta de Políticas Institucionais de Gestão de Pessoas da Seduc, Vera Araújo. De acordo com ela, a gestão democrática nas escolas públicas de Mato Grosso é uma conquista que vem sendo construída há anos. O deputado federal Eliene Lima afirmou que os diretores escolares são os líderes responsáveis pela transformação que está ocorrendo nas escolas, “lentamente, mas necessária, em busca de uma educação fundamentada e de qualidade”.

A superintendente de Gestão Escolar, Catarina Arruda Cortez, informou que na eleição anterior não havia aparecido candidato em 120 escolas do Estado. Nesta eleição, a ausência baixou para 24 escolas urbanas. Ela destacou ainda ter visitado escolas no interior do Estado em que haviam quatro candidatos disputando a eleição. Conforme Catarina, esta foi a primeira vez que a Seduc promoveu a formação continuada dos diretores antes da nomeação dos mesmos, o que só deverá ocorrer no dia 05 de janeiro de 2010.

Também fizeram pronunciamentos no evento o presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira e o superintendente de Infraestrutura Escolar da Seduc, Ezequiel Ângelo Fonseca. O primeiro, falou sobre o desafio dos diretores em criar ambientes para superar as dificuldades. Apontou que o Sintep irá trabalhar intransigentemente na defesa da gestão democrática em todos os níveis. Ezequiel Fonseca ressaltou que quem se ofereceu para dirigir os destinos da escola sabe que não terá uma tarefa fácil. “Mas os que estão aqui têm a convicção de que podem fazer a diferença”.

Integraram também a mesa de autoridades, Aidê Fátima Campos, superintendente de Educação Básica; Ema Marta Cintra, superintendente de Formação dos Profissionais da Educação; Luciene de Lino Veloso, do Cefapro de Matupá (representou todos os Cefapros) e Agnaldo Laussoni, diretor de uma escola estadual de Água Boa (representou todos os diretores eleitos).

Ainda pela manhã, o evento teve uma palestra professora doutora Heloisa Lück, sobre o tema: “O fazer pedagógico no cotidiano da escola”.

A abertura contou com uma apresentação cultural, feita pelo grupo de siriri “Flor de Laranjeira”, das comunidades de Engenho Velho e Miguel Velho, de Santo Antônio do Leverger.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet