Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Cobranças

Riva “aperta” Geraldo de Vitto e Taisir em oitivas sobre concurso

A sessão ordinária desta terça-feira (8) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi dedicada ao concurso público do Estado, que teve as provas canceladas no último dia 22 por diversos problemas logísticos. O secretário de Administração, Geraldo De Vitto, e o reitor da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) Taisir Karim estiveram presentes na Casa para prestar esclarecimentos sobre o certame e receberam rígidos questionamentos por parte do presidente da Al, José Riva (PP), além de outros deputados.


Riva comentou ter sido sempre defensor da Unemat para realização do concurso e, também por esse motivo, exigia que tudo fosse esclarecido sobre os problemas encontrados na realização das provas. O presidente relembrou que foi uma das pessoas a discordar da realização do concurso em apenas um dia, já que quase 300 mil pessoas iriam disputar as mais de 10 mil vagas.

De Vitto e Taisir foram acometidos por variadas e incisivas perguntas, e Riva solicitou que diversos documentos sejam encaminhados para a Casa, com objetivo de serem estudados pelos parlamentares.

Ao secretário, Riva solicitou cópias de estudo técnico que mostre necessidade do número de vagas abertas, parecer da Câmara Fiscal aprovando esse número, propostas das outras instituições que concorreram com a Unemat na realização do certame e outros.

Segundo De Vitto, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal de Mato Grosso apresentaram propostas, a quais foram dispensadas para escolha da Unemat, pois uma delas chegava a custar o dobro do preço. O regime de contratação da instituição foi realizada por dispensa de licitação.

Ao reitor, o presidente da AL solicitou diversas outras cópias de documentação, entre elas, a de manual de orientação dos fiscais de prova e lista de profissionais que trabalharam e irão trabalhar na organização. 

Riva deu um "puxão de orelha" em Taisir, lamentando que recebera informações de que nenhuma das escolas programadas para sediar as provas haviam sido consultadas sobre disponibilidade nas novas datas. "A primeira coisa era verificar se as escolas podem, e depois marcar a data. E não o contrário", alfinetou Riva.

Durante a sessão, De Vitto fez um apelo à população para que mantenha o ânimo e a esperança para participar das novas provas, a serem realizadas nos dias 31 de janeiro e 21 de fevereiro de 2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet