Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

caos

CPI da Saúde mostra lista com mais de 3 mil pessoas na fila à espera de cirurgia

Foto: Prefeitura/ VG

CPI da Saúde mostra lista com mais de 3 mil pessoas na fila à espera de cirurgia
Os deputados membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde apresentaram uma lista fornecida pela Central de Regulação do Estado apontando mais de 3 mil pessoas que aguardam por cirurgias em Cuiabá. Os números foram divulgados na tarde de ontem (9) durante visita dos membros da Comissão no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, acompanhados pelo secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, o prefeito Murilo Domingos (PR) e o vice Tião da Zaeli (PR).


Do total, são 1.337 usuários do sistema público de saúde que esperam por cirurgias ortopédicas e traumatológicas, 365 por gastroenterologica, 301 estão na fila por cirurgia cardiovascular, 266 pessoas com complicações urológicas, 288 ginecológicas e 209 na área de clínica geral.

Para o presidente da Comissão, deputado Sérgio Ricardo (PR), os números são exorbitantes e foram solicitados pelos integrantes da CPI. Na tentativa de reverter a situação, pela garantia de atendimento aos usuários, o parlamentar propôs o Programa “Fila Zero”, que visa acabar com a espera dos pacientes pelo atendimento.

O objetivo está em reunir os hospitais público-privados e negociar os valores com uma tabela diferenciada em relação à do SUS, para que os médicos realizem os procedimentos. Dessa forma, segundo Sérgio Ricardo, o número de pacientes iria reduzir. “Temos que realizar um mutirão das cirurgias. Fazer um cronograma de ações e ir executando para que possamos acabar com essa fila em que muitos pacientes já morreram e outros nem têm perspectiva de atendimento”, declarou.

A proposta é que a contrapartida fique com o governo. Questionado sobre o assunto, o secretário Augustinho Moro disse que vai analisar o programa. Porém não descartou a possibilidade de o Estado assumir as cirurgias, só não mencionou os valores.

Em setembro deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde assumiu 600 pacientes que se encontravam na fila de espera para procedimentos ambulatoriais de alta complexidade em cardiologia de todo o estado. O governo disponibilizou o valor de R$ 1,2 milhão para a realização desses atendimentos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet