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Terça-feira, 07 de maio de 2024

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Corvette Grand Sport: sem limites

Em 1962, o engenheiro-chefe da Corvette, Zora Arkus-Duntov, iniciou um programa para desenvolver um carro de corrida leve para competir nas pistas com os Cobras de Carroll Shelby. Os Corvettes Grand Sport pesariam cerca de mil quilos e tirariam sua força de um motor V8 6.2 litros com bloco e cabeçote de alumínio. Uma ordem da General Motors em 1963 para encerrar qualquer envolvimento em corridas interrompeu os planos, mas não antes da construção de vários Grand Sports. Os Corvettes protótipos foram entregues a particulares, que tiveram sucesso em corridas até 1967.


Os Grand Sports finalmente entraram na linha de montagem da GM em 1996 para comemorar a aposentadoria da quarta geração do Corvette. A Chevrolet fabricou um total de mil cupês e conversíveis com o motor V8 LT4 de 335 cv, transmissão manual de seis velocidades e rodas ZR-1 negras. Todos os C4 Grand Sports foram vestidos com a mesma roupa: pintura azul escuro, uma faixa branca larga e duas listras vermelhas no para-lamas do lado do motorista.

O Grand Sport voltou em 2010, novamente como um cupê ou conversível, mas desta vez não há um uniforme do time. Os carros podem ser encomendados em oito cores, e as listras no para-lamas são meramente opcionais, oferecidas em quatro tons. Os compradores que procuram a faixa branca no centro terão que providenciá-las no mercado automotivo.

Mecanicamente, o Grand Sport substitui o pacote Z51 e ocupa o espaço entre os Corvettes básicos e os Z06. Os freios são ventilados e aumentaram para 14 polegadas na frente e 13,4 polegadas atrás, com pinças de seis e quatro pistões, respectivamente. A suspensão é endurecida com uma mistura de peças vindas do Z06 e específicas do Grand Sport. A potência vem do mesmo LS3 de 436 cv encontrado nos carros básicos, mas as transmissões manuais têm relações diferenciadas e as automáticas usam uma relação final mais curta. Os cupês equipados com transmissão manual também recebem uma bateria na traseira, um sistema de cárter seco e um resfriador de diferencial. Todos os Corvettes manuais de 2010 têm um programa de controle de largada para uma aceleração rápida e consistente.

A lataria do Grand Sport, emprestada do Z06, adiciona uma narina frontal, dutos de resfriamento do freio traseiro e uma asa traseira mais alta em relação ao carro normal. Os para-lamas maiores do Z06 também permitem rodas e pneus mais largos. A não ser que seja encomendado com os decalques das listras sobre o para-lamas, o Grand Sport se distingue apenas pelas rodas exclusivas, logotipos e duas fendas adicionais incorporadas nas entradas de ar dos para-lamas.

Nós amamos o Corvette por sua estabilidade e potencial, e o Grand Sport não é exceção. Gostamos especialmente de sua suspensão mais firme e dos freios maiores quando afundamos o pé na pista de testes da GM. A mudança mais notável, no entanto, vem dos largos pneus Goodyear Eagle F1 Supercar que podem rodar vazios. Com mais aderência, o Corvette com o motor LS3 agora consegue passar do 1 g de aceleração lateral, segundo a GM.

Não há planos para limitar a produção desta vez. Em vez disso, a Chevrolet vai construir tantos Grand Sports quantos forem encomendados, com um sobrepreço de seis mil dólares (cerca de R$ 10.500,00) em relação aos modelos básicos. A Chevrolet suspeita – e nós também – de que haverá pessoas de sobra clamando pelo estilo e equipamento do Grand Sport.
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