Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Educação

Missão

Ano termina com saldo positivo para a Seape

Missão de dever cumprido. É com esse sentimento que a secretária Extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais (Seape), Flavia Maria de Barros Nogueira, destacou que 2009 foi um ano positivo para a Secretaria.

Missão de dever cumprido. É com esse sentimento que a secretária Extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais (Seape), Flavia Maria de Barros Nogueira, destacou que 2009 foi um ano positivo para a Secretaria. Nogueira aproveitou a oportunidade para esclarecer a função do cargo de um secretário extraordinário. “O secretário extraordinário pode cuidar das políticas relacionadas ao setor, apoiando, de forma muito consistente, com estudos aprofundados, as decisões tomadas pelo secretário da pasta daquele setor”, afirmou.


De acordo com a secretária, as parcerias de trabalho desenvolvidas junto ao Governo do Estado e demais secretarias no decorrer do ano foram fundamentais. “Todos os objetivos da secretaria foram alcançados completamente neste ano. O interessante é que a Secretaria Extraordinária pode complementar as ações de forma qualificada, agindo politicamente e apoiando as decisões de governo”, disse Nogueira.

A secretária já começou a planejar as atividades a serem realizadas no próximo ano. “2010 será o ano de avaliação do Plano estadual de Educação. Um trabalho minucioso que precisará ser feito na Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Uniãop Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) representando as diversas Secretarias Municipais, com objetivo de avaliar quantitativamente quais metas do Plano foram ou não atingidas”, explicou. Nogueira ainda acrescentou, “é importante ressaltar que apesar de previsto em lei nacional, apenas seis Estados possuem Planos Estaduais de Educação, e Mato Grosso é um deles. Dos seis Estados que possuem, apenas Mato Grosso já tomou as primeiras iniciativas de preparação para a avaliação do seu Plano”, ressaltou.

Segundo Nogueira, 2010 será também o ano de debates. “No próximo ano acontecerá vários debates sobre a regulamentação do Regime de Colaboração previsto na Constituição Federal de 1988 com base na construção do Sistema Nacional Articulado de Educação. Neste aspecto, Mato Grosso também é referência para o país, por ter vivido esta experiência de várias maneiras e por já tê-la prevista em lei (LC 49/98). A Seape certamente será chamada para o centro das discussões”, complementou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet