Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Patrimônio

Inativa, área deve se tornar centro cultural

Tombado como patrimônio histórico em 1984, com o nome de Parque da Abolição, o Engenho Massangana está praticamente inativo há seis anos.

Tombado como patrimônio histórico em 1984, com o nome de Parque da Abolição, o Engenho Massangana está praticamente inativo há seis anos. Por isso, a Fundação Joaquim Nabuco, que o administra, começou a fazer uma reforma para reinaugurá-lo em 2010, ano comemorativo do centenário de morte do escritor. Ele tem uma área de 10 hectares, a casa grande, a capela e uma construção dos anos 1920, um "arruado" que já serviu de alojamento para pesquisadores e hoje abriga uma moenda de açúcar, utilizada no filme "Abril Despedaçado", de Walter Salles, e doada pela produção.


A casa grande não é assim tão grande, com 765 m², e parte da relativa imponência que se vê nas fotos antigas se perdeu porque o alpendre já não tem cobertura e também as esculturas clássicas que ladeavam a escadaria da entrada. Responsável pelo restauro, o arquiteto Ronaldo Lamur conta que é muito difícil estabelecer o que é original e o que não é, como os pisos, os azulejos e as cores. A mobília foi levada embora e está dispersa pelas casas dos seis netos de Nabuco no Rio de Janeiro. No pórtico, a inscrição é posterior ao período em que ele viveu aqui: "Paulino Pires Falcão mandou edificar em 1870."

Lindene Araújo, da Fundaj, mostra o projeto de recuperação do engenho, que pretende convertê-lo em uma espécie de centro cultural, dedicado aos estudos da cultura da cana-de-açúcar, da abolição e da obra de Nabuco, com espaços para cursos, exposições e eventos na capela e no parque. A primeira fase, o restauro propriamente dito, tem custo de R$ 600 mil, bancado pela própria Fundaj, e se completa em meados de 2010. As demais fases exigem levantar mais R$ 5,4 milhões. Não devem ser concluídas no Ano Joaquim Nabuco.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet