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Domingo, 05 de maio de 2024

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Jornal lista o melhor e o pior dos games em 2009

Em janeiro, eu acreditava que neste momento já teria testado os novos jogos das séries "BioShock", "God of War", "Mass Effect" e "StarCraft". Mas nenhum desses grandes títulos foi lançado em 2009: além da economia ruim, isso é parte da razão do total das vendas de jogos ter caído este ano.


Mesmo assim, como um todo, os jogos de grande orçamento que chegaram ao mercado este ano em geral revelaram sofisticação e elegância crescentes tanto em design quanto em execução técnica. Com a maioria dos principais jogos custando cerca de US$ 60, acabaram os dias em que se tolerava algo inferior a excelência e qualidade.

Aqui vão alguns dos mais interessantes e reveladores jogos, momentos e tendências de jogos de 2009:

Melhor sucessor da franquia Madden - "Call of Duty: Modern Warfare 2". Houve uma época em que a série de futebol americano "Madden" da Electronic Arts era sinônimo de videogame. Todos os anos, o lançamento do novo jogo da "Madden" era algo muito importante. A companhia nem sempre acrescentava muito conteúdo novo, mas você sentia que precisava comprar o jogo porque era o novo "Madden". Hoje em dia, a "Madden" não desfruta mais dessa primazia. Em seu lugar, está "Call of Duty" da Activision. Desde que a série deixou a Segunda Guerra Mundial e foi catapultada para os campos de batalha do presente, sua linha "Modern Warfare" se tornou talvez a experiência de jogo em console de maior referência. Um jogador poderia se perguntar se o sucesso estimulou um certo desprezo pelos fãs do jogo. Veja abaixo.

Pior tendência de lançamento - Cobrar nas lojas o preço integral de US$ 60 pelo novo jogo de uma franquia renovada e então oferecer quantidades escassas de conteúdo para jogadores individuais. Estou falando não só de "Modern Warfare 2", que é facilmente finalizado em menos de oito horas, mas até mesmo de "Halo 3: Orbital Drop Shock Troopers", que pode ser completado em menos de seis horas, ou até menos por especialistas. É verdade que ambos os jogos vão muito mais longe em modos para vários jogadores online, mas isso não substitui uma campanha de jogador individual mais envolvente e de narrativa mais significativa. "ODST", em particular, deixou a sensação de enganação em muitos jogadores.

Melhor tendência de lançamento - Cobrar apenas US$ 40 por não uma, mas duas aventuras com mundo aberto entrecruzadas. Está bem, isso não é uma tendência, mas foi o que a Rockstar Games escolheu fazer ao lançar juntas duas expansões para "Grand Theft Auto IV" em um volume chamado "Episodes from Liberty City". A primeira expansão, "The Lost and Damned", e a segunda, "The Ballad of Gay Tony", são ambas bem escritas e desenhadas de maneira exuberante, como o jogo original. Gay Tony oferece uma apropriada conclusão extravagante para a saga "GTA IV". E o preço é adequado.

Melhor plataforma de jogo - Facebook. Não se engane, o iPhone também possui alguns ótimos jogos, mas em 2009, o Facebook chegou sozinho como um dos sistemas de jogo mais populares do mundo. Dezenas de milhões de vocês foram sugados pelos jogos do Facebook que prendem as pessoas o dia inteiro, para clicarem em fazendas ou restaurantes virtuais só mais algumas vezes. Existe uma brilhante esperteza nos jogos mais viciantes do Facebook pelo fato de eles não exigirem muita habilidade, mas um comprometimento intenso. Pessoalmente, estou vidrado em "Mafia Wars" e "Mousehunt".

Melhor razão para convidar os amigos - "The Beatles: Rock Band". As pessoas votam com os pés. Repetidas vezes, meus amigos que geralmente não têm nenhum interesse em jogar videogame me perguntam se podem vir em casa jogar "The Beatles: Rock Band". Por outro lado, é mais fácil votar com os pés do que com a carteira; para uma família que não possui ainda um sistema de jogo, o investimento para o equipamento integral do jogo dos Beatles, incluindo instrumentos, pode chegar a centenas de dólares.

Melhor jogo de tiro - "Killzone 2". Em meio ao alvoroço do fim de ano, pode ser fácil desprezar o valor de jogos que foram lançados no início do ano. Para evitar esse problema, recentemente voltei a jogar por algumas horas "Killzone 2", que foi lançado no final de fevereiro para o PlayStation 3. Não decepcionou, com sua ação de ficção científica intensa, níveis intrigantemente desenhados, desafiadora inteligência artificial inimiga e gráficos brutalmente belos.

Melhor enigma de marketing - O futuro da franquia do jogo de golfe de Tiger Woods. A Electronic Arts divulgou uma declaração no início do mês que dizia: "Nossa forte relação com Tiger por mais de uma década permanece a mesma. Respeitamos a privacidade de Tiger, desejamos a ele uma recuperação rápida e esperamos vê-lo de volta ao campo de golfe". Veremos se isso mudará. De qualquer maneira, a última versão do jogo para o Wii, usando o acessório Wii Motion Plus, fornece a melhor experiência de golfe na sala de estar que existe.

Melhor jogo de super-herói - "Batman: Arkham Asylum". "Arkham Asylum" não é apenas o melhor jogo de super-herói do ano como também um dos melhores jogos baseados em uma propriedade intelectual externa. Isso inclui jogos de filme e baseados em livros. Ele é realmente o cavaleiro das trevas, não apenas na palheta de cores, como também no enredo e tom emocional. A inclusão de vilões de todos os períodos do passado de Batman é um presente para os fãs de quadrinhos e uma introdução cativante para os novatos. O jogo também inclui algumas das melhores dublagens de 2009.

Jogos do ano - "Assassin's Creed II" e "Uncharted 2". Sim, escolher dois vencedores é uma maneira descarada de ficar em cima do muro. É, não tenho personalidade. Mas eu simplesmente não consigo decidir qual desses jogos é o melhor. Ambos são aventuras em terceira pessoa, mas muito diferentes no estilo de jogar. "Uncharted 2" é uma traquinagem linear que gira em torno de um caçador de tesouros moderno, com uma progressão de níveis meticulosamente projetados e extremamente belos. "Assassin's Creed II" é um mistério de conspiração histórica que se passa em cidades igualmente belas e nos campos da Renascença italiana, com um projeto de mundo aberto saído direto da série Grand Theft Auto.

"Uncharted 2" pode certamente ser muito mais difícil e mais cinemático em sua apresentação, enquanto a interface de "Assassin's Creed II" às vezes parece desvanecer gradualmente, e você até se esquece que está jogando um jogo. Os dois incluem enormes refinamentos em relação a seus predecessores e, mesmo assim, nenhum deles inova em um nível profundo. Esse tipo de inovação é o que estarei procurando no meu Jogo do Ano de 2010.
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